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Rede municipal de ensino incentiva participação de educadores na Olimpíada de Língua Portuguesa 2022

Foto: Leandro Müller - Ascom Semec
Rede municipal de ensino incentiva participação de educadores na Olimpíada de Língua Portuguesa 2022
Rede municipal de ensino incentiva participação de educadores na Olimpíada de Língua Portuguesa 2022

Professora Gilcélia do Amaral Mendes vai participar novamente da Olimpíada de Língua Portuguesa

Educadores e educadoras da rede municipal de ensino estão em preparação para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que será realizada no primeiro semestre do ano que vem. O evento é uma contribuição para a melhoria do ensino, da leitura e da escrita nas escolas públicas de todo o país.

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), incentiva a participação de professores em certames que fortalecem a formação continuada e a aprendizagem. Em 2021, ano da última OLP, 114 professores de 68 escolas da rede municipal de ensino participaram do concurso.

“Neste dia 5, quando celebramos o Dia Nacional da Língua Portuguesa, destacamos as experiências e ações que desenvolvemos nas salas de aula sobre a importância de aprimorar o ensino-aprendizagem da nossa língua na rede municipal”, enfatiza a coordenadora adjunta de Educação da Semec, Aline Rodrigues.

Histórias que inspiram

Aos 42 anos, dos quais a metade dentro de sala de aula, a professora Gilcélia do Amaral Mendes, da Escola Municipal Gabriel Lage, do bairro do Tapanã, já confirmou presença na OLP.

“Só estou aguardando o início das inscrições”, conta Gilcélia, sem disfarçar o entusiasmo e a ansiedade. Ela participou em outubro passado do curso nacional de formação, uma espécie de preparatório para a olimpíada, e teve seu texto selecionado para o encerramento do evento. “É compensador verificar que todo o nosso esforço valeu a pena”, diz.

A professora revela o que faz para que a disciplina Língua Portuguesa seja mais atrativa para os estudantes. “Eu busco utilizar metodologias que possibilitem aos alunos a leitura e a produção de texto, o que é um baita incentivo ao hábito de ler, de escrever, exercitar a oralidade e a interpretação. Tudo com pitadas generosas de amor e afeto” relata Gilcélia.

Há 11 anos na rede pública de educação, a professora Thamia Chaar também vai participar da olimpíada como formadora de Língua Portuguesa, ou seja, orientando os professores sobre como desenvolver as atividades com os estudantes e acompanhando o que se produz nas escolas. Temporariamente ausente das salas de aula, ela auxilia nas ações da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef).1

“Atuei nove anos na escola Nestor Nonato, uma experiência enriquecedora e de muito aprendizado”, diz Thamia Chaar. "Quando eu estava em sala trabalhava em parceria com a Biblioteca Escolar, o que envolvia muita leitura atrelada a diferentes linguagens. Fazíamos recitais, apresentações de dança e de teatro. Uma delícia compreender a nossa língua em todas as suas expressões”, conclui Thamia.

Olimpíada - A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção textual de professores/as e estudantes, de caráter formativo, criado em 2008 com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e da escrita de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras.

O concurso abrange cinco gêneros que variam conforme o ano ou série da turma: poema, memórias literárias, crônicas, documentário e artigo de opinião.

O certame é realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Também são parceiros do programa na execução das ações o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho.

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