Pesquisar

Belém assina declaração oficial de combate ao uso de combustíveis fósseis

Foto: Mácio Ferreira / Agência Belém
Belém assina declaração oficial de combate ao uso de combustíveis fósseis
Belém assina declaração oficial de combate ao uso de combustíveis fósseis
Belém assina declaração oficial de combate ao uso de combustíveis fósseis

O prefeito Edmilson ressaltou que a Amazônia ocupa papel central na proteção à natureza e na defesa do clima da Terra, por isso é a primeira cidade brasileira a assinar a declaração de apoio ao Acordo Climático de Paris

“Não há qualquer dúvida de que a crise climática é real e ameaça todos os países e o futuro da Terra e da humanidade. O Brasil e a Amazônia ocupam papel central no combate às ações que alteram o clima e Belém se orgulha em ser a primeira cidade brasileira a assinar essa declaração de importância tão estratégica.”

As palavras do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, tratam com a seriedade necessária o combate às alterações climáticas. E na tarde de hoje, 9, o prefeito assinou no gabinete uma declaração oficial de apoio ao Acordo Climático de Paris. Com a declaração, Belém se compromete a apoiar ações de combate à proliferação do uso de combustíveis fósseis, o principal poluente.

A declaração será lida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), que acontece no Egito durante doze dias.

Responsabilidade

O Acordo de Paris, neste momento, mobiliza a adesão de todos os países, cidades e estados com a meta de tornar a Amazônia uma área livre do uso dos combustíveis poluentes. O objetivo final é atingir as metas estabelecidas no Acordo Climático de Paris, reduzindo drasticamente a emissão dos gases causadores do efeito estufa, comuns na indústria dos combustíveis fósseis.

“Todos os países já sentem os efeitos das alterações climáticas”, alertou o prefeito Edmilson. “Já há inundações e destruições em pequenas e grandes cidades, principalmente as insulares (ilhas). É real e avançada a ameaça a cidades como Lima, no Peru, e Los Angeles, nos Estados Unidos. Por isso Belém sai na frente nessa adesão e conclama todas as cidades brasileiras a fazerem o mesmo”.

Tecnologia

Edmilson também destacou que vivemos um momento de “transição tecnológica”, em que é preciso investir em novas formas de produção de energia, como a solar, barrando o agravamento da crise climática que atinge o planeta.

“Pela vida, pela humanidade, pelo futuro de todos nós, a Amazônia responde sim a essa ação ambiental, e Belém se prontifica a atuar com prontidão para barrar as notícias alarmantes nessa área”, conclui o prefeito.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: