“Esse momento é importante para nós entendermos os jovens. Acho que, se nós não tivéssemos plenárias, não iríamos saber os anseios deles. Essas plenárias são importantes para coletar o que eles mais desejam e, assim, tentarmos trabalhar para entender os adolescentes e os jovens”. A declaração é do conselheiro dos adolescentes, Vitor Hugo Oliveira, 17 anos, sobre a plenária preparatória do Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado.
O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 17, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeif) Benvinda de França Messias, no bairro de São Brás, Distrito Administrativo de Belém (Dabel).
Melhorias
O jovem conselheiro acompanha todas as plenárias dos adolescentes, realizadas desde outubro, e durante os encontros ele percebeu que predominam propostas para melhorar a merenda escolar, o transporte público, o saneamento básico e garantir água de qualidade.
“Antigamente, a gente não tinha essa oportunidade de conversar com os jovens. Agora, por meio da Prefeitura de Belém, com o Tá Selado, temos essa chance de dialogar com a juventude”, disse Vitor.
Na escuta
“É muito difícil escutar os jovens. Eles têm um linguajar totalmente diferente, por isso um adolescente falar com outro adolescente tornou isso muito mais fácil, pois a gente consegue entender muito melhor", explicou a conselheira da cidade dos adolescentes, Louene Pinheiro. "Se um adulto fosse falar com eles, já não dariam muita importância. Quando é um adolescente, a gente presta mais atenção, pois eles conseguem falar melhor com a gente".
Nas plenárias preparatórias distritais, que se encerram no dia 25 de novembro no Distrito Administrativo do Benguí (Daben), os jovens participam da gestão municipal com a apresentação de sugestões para diversas áreas. Essas propostas vão compor a Lei Orçamentária Anual de 2023 (LOA 2023).
Após a apresentação, os jovens escolhem os novos conselheiros, que vão representar bairros e distritos na gestão municipal e que participarão, no dia 30 de novembro, do Congresso dos Adolescentes, no Centur.
“Nas dinâmicas (das plenárias), os jovens vão colocar as demandas dos bairros deles. Eles vão apresentar quais são as necessidades que os bairros têm", explicou uma das integrantes da coordenação do Tá Selado, Lorena Cravo. "Aqui eles vão ter percepção de política pública para os jovens e vão fazer proposições, do jeito deles. Faz mais de um ano que estamos nesse trabalho e está sendo muito bom”.
- Calendário das Plenárias
18/11 (sexta-feira): Plenária D'água, às 15h
22/11 (terça-feira): Plenária da Ilha do Combu, às 15h
23/11 (quarta-feira): Plenária da Ilha de Cotijuba, às 15h
25/11 (Sexta-feira): Plenário do Daben (Usina da Paz do Benguí, Passagem Primeiro de Julho, 32)
Acesse aqui mais informações sobre a plataforma Tá Selado.