A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Departamento de Educação Física (DEEF), levou nesta terça-feira, 22, a Ginana da Cultura Corporal para as 252 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Jaime Teixeira, no bairro do Tenoné.
A ação visa a sensibilizar a comunidade escolar para a importância da educação física na educação infantil, uma vez que a gestão municipal anterior retirou a disciplina desta modalidade de ensino. Foi também um momento lúdico para as crianças.
Práticas corporais no ensino pedagógico
A professora de educação física Andreza Barroso explica que a cultura corporal engloba diferentes práticas corporais.
Dentro da disciplina da Educação Física, se trabalha os cinco eixos: dança, jogo, esporte, luta e ginástica. As práticas corporais auxiliam nas atividades pedagógicas das crianças, mas também ajudam em casa aprimorando o desenvolvimento motor, sociocultural, histórico, cognitivo.
“As práticas corporais, as brincadeiras que a gente proporciona por meio de jogos ou dinâmicas com brinquedos cantados, desenvolvem a fala, a comunicação gestual e a escrita, por exemplo. Tudo isso é muito importante para a criança. É lógico que a gente coloca de uma forma mais lúdica com brincadeiras. Mas esse brincar é muito produtivo”, afirma a professora Andreza.
Programação
A criançada de 11 meses a 5 anos, do berçário II ao Jardim II, participou das várias práticas corporais, da musicalização ao esporte, descobrindo o basquete.
O pequeno Ícaro Martins, de 5 anos, estudante do Jardim I, ficou encantado com a prática corporal que imita o movimento de animais e elementos da natureza. “Gostei de todos os animais”, contou.
Estrela Maria Costa Alves, de 5 anos, do Jardim II, logo se apaixonou pelo basquete. “Nunca joguei basquete. É muito divertido”, contou, animada para participar das outras atividades.
Unidade Amiga da Primeira Infância
A EMEI Jaime Teixeira é uma das 20 unidades que participa do programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“Estamos muito felizes com a visita da Gincana na nossa escola", diz , afirmou a diretora da EMEI Jaime Teixeira, Luciele Ferreira. "As crianças gostam desse movimento. Percebo que a Secretaria de Educação vem desenvolvendo alguns projetos com o olhar para a educação infantil e isso é muito bom para as nossas crianças”.
Luciele ressalta que a Gincana Corporal é importante para a modalidade de ensino infantil e que já aguarda o retorno da atividade na escola.
A Gincana da Cultura Corporal já visitou, também, a Unidade de Educação Infantil (UEI) Providência (na segunda-feira, 21).
Até o dia 2 de dezembro, o programa será levado para os estudantes da EMEI Cotijuba, EMEI Prof. Venuzina Marinho, EMEI Raimunda Lúcia, EMEI Erê, Fundação Acolher e UEI Catalina I.
A gincana passa em uma escola de cada um dos oito distritos administrativos de Belém.