Energia renovável; inclusão social, a partir de inovações propostas pela juventude; e produção sustentável de sal, evitando a agressão à natureza que, em geral, caracteriza esse tipo de produção. Estes são alguns dos temas tratados pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nesta quarta-feira, 23, em Lisboa, Portugal, durante formação no projeto InovaJuntos.
O InovaJuntos é um importante projeto de desenvolvimento urbano integrado, que visa a fortalecer a inovação público-privada entre municípios de Portugal e do Brasil (e também de outros países da América Latina).
O projeto é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Brasil, em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal, com o financiamento da União Europeia (UE).
Energia renovável
Pela manhã, houve várias palestras de autoridades, empresários e especialistas portugueses sobre programas de inclusão socioculturais desenvolvidos em municípios de Portugal.
Em seguida, ocorreram várias reuniões sobre energia renovável, com a presença do prefeito de Belém.
Entre os projetos de inovação social, o "Todo o piso será palco", promovido pelos Outsiders, grupo de jovens empreendedores do município de Olhão.
O projeto tem agitado positivamente a participação dos jovens na vida social do município, “e há sempre lições que podemos levar para Belém, dentro dessa integração promovida pelo InovaJuntos”, destacou Edmilson.
Inovação
Na parte da tarde, a agenda do projeto e do prefeito de Belém promoveu visitas a três empresas que inovam na produção.
Primeiro, foi visitada a Necton, empresa inovadora na produção de sal, a partir de salinas existentes no rio Formosa, em Olhão.
O objetivo foi verificar como é possível inovar com sustentabilidade, mesmo numa produção tão agressiva à natureza, como as salinas.
O prefeito e parte do grupo de brasileiros visitaram, em seguida, a empresa Sparos, com Jorge Dias, um dos sócios fundadores. A empresa, de caráter científico e tecnológico, desenvolve produtos nutricionais para a aquacultura.
Encerrando a agenda, foi visitada a SunConcept, de construção de barcos sustentáveis movidos a energia solar.
A produção inovadora (com lições para a produção de barcos na própria Amazônia) foi apresentada por João Bastos, diretor da empresa.
“A inovação é que vai garantir o desenvolvimento sustentável das cidades, com qualidade de vida para todos, sem destruir a natureza e o futuro”, destacou Edmilson Rodrigues.
“Mas a inovação tem que servir a todos, e não apenas a alguns, e é por isso que nossa participação aqui é tão importante, enquanto um governo de esquerda com gestão, visando ao bem estar de todas as pessoas”.
As lições do InovaJuntos serão depois reunidas e compartilhadas por todos os países integrados na formação do projeto.