O encerramento da II Jornada de Gratidão aos Povos Negros foi marcada por debates e exibição de filmes e show de encerramento do Grupo Acena, nesta terça-feira, 29, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, bairro do Marco.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, prestigiou o último dia de evento e acompanhou a projeção do filme "Pó de Sangue", do cinema guineense de Flora Gomes. Após a exibição do longa-metragem, houve debate sobre as principais cenas do filme.
A realização da Jornada de Gratidão aos Povos Negros, promovida nos dias 28 e 29, é uma programação de atividades em alusão ao mês de novembro dedicada à luta do povo preto por igualdade e respeito (o Dia da Consciência Negra é 20 de novembro).
Momento difícil
"Tô muito feliz com a realização desse evento, para nós tem um grande significado", destacou Edmilson. "Nos ajuda a pensar um momento difícil da humanidade, mas, muito especialmente na vida dos brasileiros, difícil e, ao mesmo tempo, um momento que torna cristalinas algumas características da nossa formação. É muito forte no Brasil o discurso oficial que nega o racismo estrutural", ressaltou o prefeito.
O Embaixador da Guiné Bissau no Brasil, M’bala Fernandes, destacou a relação de irmandade entre Brasil e Guiné Bissau e agradeceu "essa extensão de conhecimento a toda a equipe da Prefeitura de Belém. Estar aqui é um momento de reencontro: reencontrar com a cultura que eu não conhecia. Nos momentos de grande crise de Guiné Bissau, o Brasil nunca nos abandonou, com um alto nível diplomático", lembrou o embaixador.
A Prefeitura de Belém enaltece a gratidão aos povos negros pela contribuição acerca da formação e diversidade étnica e cultural do povo brasileiro, nortistas e amazônidas.
Amizade e cooperação
A mesa-redonda "Belém – Guiné-Bissau – África: Caminhos da Amizade e Cooperação", com medicação de João Colares (UEPA) teve a exposição do Embaixador da Guiné Bissau no Brasil, M’bala Fernandes; do diplomata da Embaixada do Brasil na Guiné-Bissau, Fernando de Mello; do titular da Coordenação da Relações Internacionais da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo Campos; e de Jacqueline Freire (UFPA).
