Ao longo de dez dias, a Prefeitura de Belém convidou a população a conhecer melhor os planos de obras e serviços que serão implementados nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação. A Unidade de Referência de Vigilância em Doenças Tropicais Negligenciadas (Urvet) das novas torres do Conjunto Habitacional e Comercial da Condor e o funcionamento do Plano Específico de Reassentamento do Miolo do Jurunas foram temas da Consulta Pública Ampliada.
O repasse de informações aos moradores sobre o andamento dos planos das obras na área da Estrada Nova iniciou no sábado,19, e encerrou nesta terça-feira, 29, com reunião presencial no Estacionamento do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), responsável pelas obras.
Gestão democrática
“Estamos fazendo reuniões focais, com os moradores dos locais onde as obras serão realizadas e, para isso, levamos os técnicos do Promaben até a população, porque a Prefeitura da Nossa Gente trabalha desta forma: com a fiscalização contínua pelo povo que recebe a nossa obra”, ressaltou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Das 18h às 21h, a população ouviu engenheiros e assistentes sociais e pôde fazer perguntas direcionadas sobre prazos e funcionamento das obras. Para a moradora do bairro do Jurunas, Eliane Moraes, esses momentos são únicos:
“A gente desejou, por muito tempo, ver essas obras acontecendo, o nosso bairro saneado e agora que as obras se aproximam da realidade, a gente acha incrível que a Prefeitura nos permita acompanhar de perto e conhecer. É uma pena que mais pessoas não se envolvam nesse processo, porque essas obras vão mudar a vida de todos nós aqui no Jurunas”, afirmou Eliane.
Maria Francinete Lopes, de 46 anos, é outra beneficiária do conjunto habitacional, esperado há quase dez por ela. "É a realização de um sonho e, agora, estamos conseguindo ter respostas. Antes, a gente vivia sem saber o que realmente acontecia, ninguém dava satisfação ao povo. Agora, a gente vem para as reuniões, a gente visita a obra e fica mais esperançoso de que desta vez realmente os planos estão se concretizando”, disse Maria.
Para o coordenador-geral do Programa, Rodrigo Rodrigues, é impossível mudar a cidade, apresentar obras e serviços sem que a própria população participe, uma característica da gestão democrática do prefeito Edmilson Rodrigues.
Serviço
Quem desejar conhecer mais sobre os questionamentos dos moradores dos bairros atingidos pelas obras do Promaben, basta acessar o site da Consulta Pública, e clicar em perguntas e respostas.