Pesquisar

Práticas como Acupuntura e Fitoterapia melhoram a qualidade de vida dos usuários do SUS-Belém

Foto: Danielly Gomes
Práticas como Acupuntura e Fitoterapia melhoram a qualidade de vida dos usuários do SUS-Belém
Práticas como Acupuntura e Fitoterapia melhoram a qualidade de vida dos usuários do SUS-Belém
Práticas como Acupuntura e Fitoterapia melhoram a qualidade de vida dos usuários do SUS-Belém

Carmem Figueiredo, 70 anos, faz seções de acupuntura na Casa do Idoso

Há um ano foi implantado na Casa do Idoso o serviço de Acupuntura. Neste período, o uso de medicamentos como analgésicos, esteroides e não esteroides e neurológicos foram reduzidos pelos usuários do espaço. A implantação do novo serviço faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), política nacional, mas que só foi implantada em Belém a partir de janeiro de 2021.

Benefícios

Carmem Figueiredo, 70 anos, que é atendida na Casa do Idoso há mais de 8 anos, conta que tem a doença de Parkinson. Ela sofre com fortes dores nas articulações que a impedem de relaxar e dormir. Há um ano Carmem iniciou as terapias de acupuntura e relata os benefícios do tratamento.

“Eu chego aqui com muita dor, às vezes sem dormir, porque eu tenho uma dificuldade muito grande de dormir, e aqui eu relaxo. Quando volto pra minha casa, vou andando melhor, com menos dores e tendo uma noite de sono completa. Esse tratamento é muito eficaz pra mim. Eu tenho resposta, meu corpo sente os benefícios”, relata.

Terapias diversas 

O fisioterapeuta da Casa do Idoso, Adriano Silva, conta que desde que foi implantada as PICS no espaço, relatos como o de Carmem são cada vez mais frequentes. Além da acupuntura, os pacientes podem contar com a Auriculoterapia, Aromoterapia e Fitoterapia. Segundo Adriano, neste período de um ano já foram realizados mais de 800 atendimentos.

“Nos pacientes atendidos pelas PICS, percebemos um alívio das dores e a consequente diminuição de medicamentos como o Ibuprofeno e Paracetamol. Observamos até mesmo a diminuição na quantidade de seções de fisioterapia. Esses pacientes sentem menos dores, estão mais relaxados e ganharam mais qualidade de vida”, reforça Adriano.

PICS

Passaram a ser implantadas na Rede de Atenção Básica de Belém em 2021. Na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foi criada a Referencia Técnica PICS (RT PICS) no Núcleo de Promoção à Saúde. Atualmente, 23 estabelecimentos de saúde em Belém realizam 17 das 29 Práticas institucionalizadas na PNPICS.

Para a implantação das PICS na rede de saúde do município, a RT PICS promove formação permanente dos profissionais de saúde, por meio de cursos de Auriculoterapia e Acupuntura; Especialização em Fitoterapia Clínica em parceria com a Universidade Federal do Pará (Ufpa); Formação em Reiki; Webnário de Fitoterapia e Seminário de PICS.

Plantas medicinais

O programa Farmácia Nativa também faz parte das PICS. O objetivo é promover a fitoterapia e a Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Em 2023, quase um milhão de recursos para a implantação do Farmácia Nativa foi captado via edital Farmácia Viva do Ministério da Saúde.

Enquanto não ocorrem o plantio e o beneficiamento das espécies pelo programa “Farmácia Nativa”, a promoção dos fitoterápicos na rede acontece pela aquisição de medicamentos fitoterápicos inseridos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), tais como a Espinheira Santa, Alcachofra, Cáscara Sagrada e Xarope Guaco.

Práticas integrativas 

Outra ação desenvolvida é a “Blitz PICS”, que leva as práticas integrativas para locais não convencionais como praças, coretos e outros espaços públicos. Estas práticas integrativas também estão disponíveis em várias unidades de saúde que receberam o "Consultório PICS", um espaço de cuidado integral e bem-estar do individuo, implantado nos estabelecimentos de saúde do município.

Há também a “Roda Integrativa e Sistêmica”, que por meio da utilização de recursos pedagógicos da Educação Popular Sistêmica em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, fazem a integração dos serviços de saúde na rede a partir da inclusão de gestores, profissionais de saúde e usuários.

Capacitação e cuidado

O coordenador da RT PICS, Rafael Cabral, explica que antes de 2021 não há registro de promoção das PICS na rede de saúde da capital. Ele esclarece que, entre os indicadores de saúde relacionados a PICS, está a atenção ao cuidado de doenças crônicas não transmissíveis, capacitação da Atenção Primária à Saúde e da urgência e emergência, além do programa Farmácia Nativa.

“Nestes dois anos de implantação da PICS em Belém atendemos mais de 5 mil usuários, capacitamos 530 profissionais de saúde nível superior, matriciamos 23 unidades de saúde para o acolhimento e manejo clínico em PICS", explica Cabral.

Ele ressalta que a meta no planejamento para 2023 e 2024 é a ampliação proporcional de outros espaços de PICS, considerados fundamentais como espaços de controle para dores agudas e crônicas, na dispensação de medicamentos fitoterápicos para as Unidades de Saúde, além da aplicação da fitoterapia como prática terapêutica consolidada.

Veja em quais unidades são aplicadas as PICS:

Alta e Média complexidade:

1. Hospital Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti (auriculoterapia, reiki, acupuntura e terapia floral)

2. SAMU 192 (meditação e auriculoterapia)

3. CAPS Álcool e Drogas (auriculoterapia)

4. CAPS Mental (auriculoterapia e reiki)

5. Casa do Idoso (auriculoterapia;acupuntura e reiki)

6. Consultório na Rua (Consultório PICS –  Quiropraxia e auriculoterapia)

Atenção Primária à Saúde:

7. UMS Curió (Auriculoterapia e Dança Circular);

8. UBS Jurunas (Fitoterapia; Terapia Floral, Acupuntura; Auriculoterapia)

9. UBS Telégrafo (Auriculoterapia)

10. UBS Benguí II (Auriculoterapia)

11. NASF-AB / Mosqueiro (Auriculoterapia e Fitoterapia)

12. NASF Sacramenta (Quiropraxia e Auriculoterapia)

13. NASF Tapanã (Auriculoterapia)

14. NASF Paraíso dos Pássaros (Auriculoterapia, Meditaçõa, Fitoterapia e Dança Circular)

15. UMS Fátima (Reiki e Auriculoterapia)

16. UMS Maguari (Auriculoterapia)

17. ESF Condor (Auriculoterapia)

18. ESF. Sucurijuquara (Fitoterapia e Auriculoterapia)

19. ESF Combu (Fitoterapia e Auriculoterapia)

20. ESF Tenoné (Roda de Terapia Comunitária)

21. ESF. Cristo Redentor (Acupuntura)

22. ESF Baía do Sol (Auriculoterapia e Fitoterapia)

23. ESF Pratinha I (Auriculoterapia).

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: