Cerca de 150 profissionais da rede municipal de saúde participaram, nesta quarta-feira, 25, de mais uma etapa da Capacitação em Atenção à Saúde Integral da Pessoa Idosa, promovida pela Prefeitura de Belém, em parceria com o Fundo Nacional de Saúde e a Universidade Federal do Pará (UFPA). O módulo presencial do curso, com aulas práticas, foi ministrado em dois turnos no Instituto de Ciências da Saúde da UFPA.
Segundo a acadêmica de Fisioterapia da UFPA Josiane Ferreira, 27, uma das coordenadoras da capacitação, são cerca de 200 participantes, dos quais 50 são estudantes. Entre os profissionais estão médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família e casas especializadas.
Trocas
“O curso busca a integralidade em relação à saúde da pessoa idosa", disse Josiane. "Queremos integrar alunos e profissionais para inseri-los nessa demanda, que é cada vez maior, haja vista que a população de idosos cresce a cada ano. Essa união entre a teoria da sala de aula com a experiência da saúde pública que os profissionais trazem tem sido muito proveitosa para todos”.
A professora Laura Maria Tomazi Neves, do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, explicou que o centro do projeto é a capacitação com foco na funcionalidade de pacientes com doenças respiratórias crônicas, comuns na nossa região. “É um curso híbrido, desenvolvido em 32 horas não presenciais, em uma plataforma web da UFPA, e oito horas presenciais, neste campus”, detalhou Laura.
“O número de pessoas idosas, longevas, aumenta na nossa região", acrescenta a professora. "Viver mais tempo deve ser também viver com mais qualidade. Queremos que os profissionais da saúde e os estudantes da universidade sejam sensibilizados para a importância desse cuidado”, defendeu Laura Maria.
Prevenção
Esse cuidado integral e preventivo é uma busca diária para a enfermeira Andreza Nascimento, da Casa de Saúde do Idoso, unidade especializada da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “O curso é um momento em que posso aprofundar meu conhecimento na temática da funcionalidade do idoso e também fazer uma integração com a rede, pois trabalhamos todos de forma conjunta”, assinalou Andreza.
Para ela, é a oportunidade de ampliar conhecimentos e se qualificar para entregar uma assistência de maior qualidade. “Enquanto profissionais da rede, temos de dar uma melhor atenção ao idoso, entendendo que ele é prioridade na unidade, e sempre com olhar preventivo. Assim podemos intervir de forma mais eficaz”, frisou a enfermeira.
A Capacitação em Atenção à Saúde Integral da Pessoa Idosa tem ainda como parceiros os hospitais Universitário Barros Barreto e o Bettina Ferro e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFPA.