Para dar destaque a coletivos, organizações sociais, comunidades das baixadas, Belém realizou a edição do encontro sobre mudanças climáticas, a COP das baixadas, que reuniu, principalmente, jovens da cidade. O encerramento do evento foi realizado na noite deste sábado, 11, na Usina da Paz do Jurunas, e contou com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues.
O evento sobre mudança climáticas nas baixadas de Belém ocorreu entre os dias 9 e 11 de fevereiro. É um evento-piloto que discutiu temas importantes referentes a conferência do clima da ONU, construído por organizações comunitárias e coletivos de Belém. O objetivo é tornar as discussões, debates e temáticas da crise climática mundial mais próxima das pessoas, principalmente nas periferias.
Encerramento - Para encerrar a programação do encontro, COP das Baixadas, a organização Gueto Hub reuniu representantes de diversos movimentos sociais e o prefeito Edmilson Rodrigues para comentarem sobre importância do protagonismo da população da periferia na Amazônia urbana.
O prefeito Edmilson Rodrigues lembrou que Belém é a candidata do Brasil a receber a COP-30, em 2025, e destacou o esforço que a gestão municipal vem fazendo para sediar o evento.
"Aqui estamos com representações importantes do governo, os secretários de controle interno, de planejamento e de meio ambiente. Eles compõem um comitê criado na prefeitura. Vamos trazer chefes de estado. Vários países da América Latina estão apoiando", comentou o gestor municipal.
O idealizador do evento sobre mudanças climáticas nas periferias de Belém, Jean Ferreira, falou sobre a experiência durante a participação na COP, no Egito, no ano de 2022, e ressaltou a preocupação das novas gerações.
"No passado reivindicavamos pavimentação e saneamento. Existe um coletivo vivo atualmente e as novas gerações irão se preocupar com as pautas climáticas. Fui para a COP-27, no Egito, graças a um organização que levou representantes amazônicos".