Pesquisar

Comitê Gestor da Gastronomia de Belém retoma reuniões de trabalho nesta quarta-feira, 30

Foto: Eduardo Yoshioka | Codem
Comitê Gestor da Gastronomia de Belém retoma reuniões de trabalho nesta quarta-feira, 30

Reunião de trabalho com membros que compõem o Comitê Gestor da Gastronomia de Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), retomou nesta quarta-feira, 31, as reuniões do Comitê Gestor da Gastronomia (CGG). A reunião foi presidida pelo vice-presidente da Companhia, Luís Rodrigo Neves Teixeira e contou com a participação de 13 das 20 representações que compõem o comitê com direito a voz e voto.

“Fizemos uma reunião bastante produtiva com o objetivo de fortalecer as ações do Selo Belém, Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco e também analisamos o progresso dos projetos, discutimos questões estratégicas e importantes para o funcionamento do comitê", informou o diretor de Desenvolvimento e Negócios (DDN/Codem), Michael Corrêa.

Regimento - Ele ressaltou, que a Codem apresentou uma proposta de regimento interno para ser debatido e nortear o funcionamento do comitê. Também foi deliberada a criação de grupos de trabalhos específicos para planejamento, comunicação, capacitação e eventos.

Para a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PA), Isabel Lima, a retomada das reuniões do Comitê Gestor da Gastronomia de Belém é muito importante e a Abrasel vai contribuir para a reorganização e planejamento das ações que serão tomadas, tanto na manutenção do Selo de Cidade Criativa da Gastronomia, como nas ações vinculadas à COP-30, ajudando a desenvolver toda a cadeia produtiva do setor de bares e restaurantes.

Demandas do setor da gastronomia

A empreendedora Joanna Martins, proprietária da Manioca – Sabores da Amazônia, ressaltou a importância do funcionamento do Comitê Gestor da Gastronomia e os resultados da reunião. “É extremamente importante a retomada do funcionamento do comitê, porque ele existe para esse diálogo entre o setor privado e o público para que a política pública aconteça em prol da gastronomia de Belém, vinculada à Unesco, mas, não exclusivamente”, pontuou.

Ela afirmou também, que os entes que operam a gastronomia local têm demandas urgentes que são da cidade, que são dos negócios, que são da sociedade, dos trabalhadores da gastronomia e que também precisam ser consideradas. "Os ganhos vão vir ao longo do tempo”, afirma Joana.

Fortalecimento - Luís Rodrigo Neves Teixeira explicou que a reunião discutiu e encaminhou a pauta sugerida e atingiu o objetivo de garantir as ações para o fortalecimento da gastronomia local na perspectiva da manutenção do Selo de Cidade Criativa da Gastronomia.

“A reunião foi exitosa e é extremamente importante para o trabalho que já estamos fazendo para manter o Selo de Belém como Cidade Criativa da Gastronomia e mais adiante das ações relacionadas à COP-30, que ocorrerá em Belém, impulsionando a sustentabilidade, educação ambiental e a valorização dos recursos culinários amazônidas”, completou Luís Rodrigo.

Histórico

A composição do Comitê Gestor da Gastronomia (CGG) foi ampliada em 2022, através do Decreto Municipal Nº.105.321/2022, assinado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, que incluiu universidades juntamente às representações do poder público municipal, estadual e iniciativa privada, que já faziam parte desde a criação do Comitê, em junho de 2017.

Desde 2015, a capital paraense é detentora do Selo da Unesco de Cidade Criativa da Gastronomia. O CGG reforça essa identidade, além de significar uma conquista pública para os diversos entes responsáveis pela gastronomia na cidade.

TAGS:

Relacionadas: