Pesquisar

Empresas apresentam propostas de preços para obras do BRT Centenário

Foto: Ascom/Seurb
Empresas apresentam propostas de preços para obras do BRT Centenário
Empresas apresentam propostas de preços para obras do BRT Centenário
Empresas apresentam propostas de preços para obras do BRT Centenário

A avenida Julio César é uma das mais importantes de Belém, porque liga a Av. Almirante Barroso, principal via de acesso à cidade, no bairro do Marco, ao Aeroporto Internacional Júlio César Ribeiro, em Val-de-Cães.

O projeto de implantação da primeira etapa do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na avenida Júlio César já tem empresas concorrentes. A abertura dos envelopes com as propostas de preços, pela Comissão Permanente de Licitação (CPL), da Prefeitura de Belém, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), no bairro de São Brás.

A licitação foi lançada no ano passado, na modalidade concorrência pública, do tipo técnica e preço, a pedido da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), para a contratação de empresa especializada.

A prestação dos serviços para a implantação do BRT Centenário - 1ª etapa envolve o gerenciamento, supervisão e apoio técnico para execução de obras civis, incluindo terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, estações de passageiros e obras de arte especiais e de reurbanização.

Ao todo, nove empresas apresentaram propostas de preço, mas somente oito foram habilitadas. Os valores variam de R$ 13,5 milhões a R$ 17,6 milhões, que deverão ser revalidados pelas interessadas.

“A equipe técnica da Seurb fará agora a avaliação das propostas financeiras e, depois de classificá-las efetivamente, será feita a ponderação com as notas das propostas técnicas para poder chegar ao resultado final de quem será a vencedora”, informa Silvio Costa, presidente da Comissão Permanente de Licitação. A abertura dos envelopes também foi acompanhada por representantes de empresas concorrentes e da comissão técnica da Seurb.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reforça a importância do empreendimento para a modernização do sistema viário da capital. "Esse é o primeiro passo para iniciarmos essa grande obra que beneficiará a cidade e a população com mais mobilidade, paisagismo, urbanismo e estruturas de acessibilidade para pedestres e ciclistas. Será uma obra completa e muito bem planejada de urbanização, que com certeza dotará Belém de um sistema viário mais moderno e muito mais eficiente", afirma o prefeito.

Acesso e referências

A avenida Julio César, com 4,85 quilômetros de extensão, é uma das mais importantes de Belém, porque liga a Av. Almirante Barroso, a principal via de acesso à cidade, no bairro do Marco, ao Aeroporto Internacional Júlio César Ribeiro, em Val-de-Cães.

Na via também estão localizadas as sedes de importantes órgãos públicos, como do Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, da Superintendência da Policia Federal e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Em breve, a avenida terá o Parque da Cidade, que está sendo construído pelo Estado na área do antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio Lopes de Oliveira, no bairro da Sacramenta. O espaço irá servir ainda para eventos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP-30, a ser realizada em 2025.

TAGS:

Relacionadas: