Setembro é o mês da celebração de aniversário da Unidade de Pronto Atendimento do Distrito de Icoaraci. Como parte da programação dos 11 anos da UPA Daico (Distrito Administrativo de Icoaraci), o atendimento ao público foi ampliado na manhã desta sexta-feira, 1º, com palestras sobre educação e saúde, testagens rápidas (HIV e malária), verificação da pressão arterial e glicemia, entrega de preservativos, aplicação das vacinas antirrábica (raiva), bivalente (covid-19) e imunizantes, que previnem e combatem hepatite, febre amarela e tétano.
"Este ano, a equipe da UPA Icoaraci está desenvolvendo o projeto UPA Daico para a Comunidade, que tem como meta aproximar a unidade da população, informando e conscientizando sobre os diversos serviços que atendem 24h às demandas de saúde de Icoaraci, ilha de Cotijuba, distrito de Outeiro e pacientes de pontos próximos que procuram nosso atendimento”, ressaltou a diretora da UPA Daico, Karoliny Vasconcelos.
Atendimento
A UPA Daico atende, em média, 430 usuários por dia, com serviço multiprofissional, o que compreende o atendimento de urgência e emergência e o serviço hospitalar. O serviço de farmácia cuida do uso seguro dos medicamentos de forma responsável, em consonância com a avaliação das prescrições, ou seja, medicamento certo e na hora precisa.
Na programação de aniversário foi incluído o serviço de emissão do RG em parceria com a Polícia Civil.
“Vejo, com bastante alegria, os serviços sendo oferecidos de forma humanizada. Desde bem cedo, as pessoas que solicitaram a carteira de identidade também foram atendidas com serviços que fazem parte da programação de aniversário, assim como os usuários do SUS e seus acompanhantes”, observou Inete Ribeiro, Referência Técnica do Same (Serviço de Arquivo Médico Estatística) da Sesma.
Necessidade de pronto atendimento
A UPA do distrito de Icoaraci atende às demandas de urgência e emergência, o que inclui pacientes que chegam à unidade com mais de 39 graus de febre, cortes e lesões provocadas por acidentes, perfurações por armas brancas e de fogo, acidente vascular cerebral, queimaduras, glicemia alterada, danos causados por diabetes, entre outros casos de configuram a necessidade de pronto atendimento.
A programação de aniversário dos 11 anos da UPA Daico segue até a manhã deste sábado, 2 de setembro.