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Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito

Foto: Ascom Semob
Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito
Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito
Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito
Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito
Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito
Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito
Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito
Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito
Alunos com deficiência auditiva participam das dinâmicas lúdicas na Minicidade do Trânsito

Com a ajuda das professoras interpretando em libras, as orientações dadas pela agente de trânsito Karime Rodrigues, os alunos interagiram com rapidez e mostravam que conheciam bem as regras de segurança viária.

Nesta sexta-feira, 20, os alunos com deficiência auditiva, que fazem parte do Instituto Felipe Smaldone, se animaram ao ver pela primeira vez a Minicidade do Trânsito. O espaço foi montado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, em parceria com o shopping IT Center.

Inclusão - A minicidade é montada simulando uma cidade de verdade, com semáforos, faixas de pedestres, faixas cidadãs, placas de sinalização, estacionamento especial para idoso/PCD. É uma forma de ensinar, de maneira lúdica e divertida, como funciona a via pública, mostrando os locais adequados para o uso de cada indivíduo envolvido no trânsito, como a calçada, a ciclofaixa e a rua, exemplificando inclusive o uso das sinalizações corretas.

“A minicidade também é um espaço para a inclusão. As crianças com deficiência auditiva são muito mais visuais, eles percebem melhor o trânsito neste espaço. De forma segura e prática eles entendem como se comportar de forma segura na via pública”, explicou Tatiane Pinheiro, chefe da divisão de educação para o trânsito (CDET) da Semob.

Lúdico e prático - Com a ajuda das professoras interpretando em libras as orientações dadas pela agente de trânsito Karime Rodrigues, os alunos interagiram com rapidez e mostravam que conheciam bem as regras de segurança viária, como usar o cinto de segurança no carro e só ser transportado em motocicleta a partir dos 10 anos. Além de reforçar sobre o uso de equipamentos de segurança para andar de bicicleta e por onde os pedestres devem atravessar a rua.

A turma de sete alunos, na faixa etária de oito e nove anos, se agitou ao percorrer a minicidade, enquanto a agente de trânsito dava as instruções e orientações para conhecer os espaços destinados a cada envolvido no trânsito e também o significado das placas de sinalização e dos semáforos.

Quando a dinâmica iniciou e cada aluno assumiu um papel, o pequeno Gabriel foi o primeiro a mostrar o que tinha aprendido: como ciclista, ao atravessar a rua, deve sempre descer da bicicleta e atravessar a via na faixa de pedestre. Manuella se tornou agente de trânsito e estava atenta aos colegas, pronta para orientar os amigos condutores e pedestres e aplicar a multa-mirim, se fosse necessário.

Já o jovem Pedro comandou as luzes do semáforo, sinalizando quando os pequenos condutores poderiam seguir viagem, quando precisavam ter atenção e quando tinham que parar, para que os outros alunos e arte-educadores atravessassem na faixa de pedestre de forma segura.

Para a coordenadora pedagógica Danylla Gama, participar da programação na minicidade foi uma grande oportunidade para os alunos do instituto. “Eles conseguem vivenciar e visualizar, de verdade, o que é o trânsito e como ele funciona. Conseguem ver coisas que, às vezes, na correria do dia, eles acabam perdendo.  Aqui na minicidade é algo que eles estão experimentando, na prática. Isso é uma forma deles conseguirem assimilar melhor as coisas , do que se houvesse apenas alguém falando para explicar as situações”, pontuou a coordenadora.

Arte e educação - Além da diversão lúdica na minicidade, as crianças também ouviram as explicações dos arte-educadores sobre comportamentos seguros no trânsito, como forma de reforçar todos os ensinamentos transmitidos pelas agentes de trânsito que acompanharam a atividade.

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