Com o objetivo de sensibilizar e promover a saúde integral do homem, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), deu início à campanha Novembro Azul com uma série de ações educativas, focadas principalmente na população ribeirinha da cidade.
A abertura das atividades ocorreu nesta sexta-feira, 8 de novembro, na UBS Fluvial Camillo Vianna, que levou atendimentos até a Ilha do Combu, em Belém. Essa ação integra uma estratégia da gestão municipal para garantir o acesso à saúde de homens que, muitas vezes, enfrentam desafios de locomoção e dificuldades para acessar os serviços básicos de saúde.
Saúde preventiva
A iniciativa reflete a sensibilidade da gestão municipal em levar até as populações mais afastadas da área urbana ações de saúde preventiva, especialmente com foco nas doenças prevalentes entre os homens, como o câncer de próstata, diabetes, hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis e ainda questões relacionadas a acidentes.
Além disso, a equipe de saúde tem se empenhado em ampliar a atenção à saúde masculina de forma integral, abordando não apenas a prevenção de doenças, mas também o acompanhamento contínuo, com incentivo à realização de exames preventivos.
O médico Gustavo Luz, que atua na UBS Fluvial Camillo Vianna, ressaltou a importância da campanha e destacou a boa receptividade da população local. "A campanha de Novembro Azul, que foi iniciada hoje na UBS Fluvial, teve um bom aproveitamento, com a presença da equipe de referência em saúde do homem da Sesma. Tivemos um público considerável, bem receptivo, e uma boa aceitação do tema, que é um público que, geralmente, tem grande receio e uma procura limitada pelos serviços de saúde. No entanto, conseguimos abordar essa questão e fazer com que reconhecessem a importância do Novembro Azul, que é fundamental para garantir uma vida mais longa e com mais saúde."
Estratégias
A Maisa Gomes, coordenadora da Referência Técnica em Saúde do Homem da Sesma, também destacou que uma das principais estratégias adotadas pela Sesma para aproximar os homens dos serviços de saúde é o pré-natal do parceiro, que inclui o homem no acompanhamento das gestantes.
"Uma das estratégias que a gente tem buscado é o pré-natal do parceiro. Através do pré-natal, conseguimos realizar exames e o acompanhamento desse homem, o companheiro da gestante, o pai. Isso ajuda a trazê-los até a unidade de saúde, onde podemos identificar outras necessidades e agravos à saúde", complementou a coordenadora.
Superação de barreiras
A resistência dos homens em procurar atendimento médico, seja por questões culturais, relacionadas ao trabalho ou pela falta de tempo, é outro desafio enfrentado pela gestão. No entanto, Maisa enfatiza que a Secretaria tem criado alternativas para superar essas barreiras. "O homem tem resistência por diversos fatores culturais, como achar que não está doente, questões de trabalho, onde ele não consegue se ausentar para consultas. Mas estamos criando estratégias, como as unidades com horários estendidos, para que possamos alcançar um maior número de homens. Estamos incentivando a vacinação, o acompanhamento de testes rápidos e a atenção à saúde integral", destacou.
Apesar dos avanços, como enfatizou Maisa Gomes, ainda há muitos desafios a serem enfrentados. A Campanha Novembro Azul em Belém é um importante marco nesse processo de transformação no cuidado com a saúde masculina. Ela representa uma oportunidade para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados médicos regulares.
Dados
Em 2022, Belém registrou 127 mortes decorrentes do câncer de próstata. Em 2023, esse número subiu para 161 óbitos, e, em 2024, já foram registradas 114 mortes pela doença.
Ações de prevenção e atendimento
A Sesma destaca que, como parte das ações preventivas, oferece mensalmente 3.760 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), totalizando cerca de 45.120 exames anuais. O PSA é destinado ao público masculino na faixa etária de 45 anos ou mais, especialmente aqueles com histórico de câncer de próstata na família, ou a partir dos 50 anos. Caso o exame identifique alguma alteração, os pacientes são encaminhados para unidades de referência no tratamento do câncer de próstata, sob gestão estadual e federal, como o Hospital Barros Barreto, garantindo o seguimento adequado do caso.
Ações intensificadas
Durante o mês de novembro, a Secretaria estará intensificando as ações de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belém, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Sesma reforça a importância de os homens procurarem as UBSs mais próximas para realizar consultas, exames e orientações sobre cuidados preventivos.