Pesquisar

Belém renasce renovada com ações de limpeza e saneamento

Foto: Foto Kamila Canhedo
Belém renasce renovada com ações de limpeza e saneamento

Desde o primeiro dia do ano, a nova gestão da Prefeitura de Belém tem garantido para a população uma cidade limpa e renovada

Após passar anos com ruas transformadas em verdadeiros depósitos de lixo a céu aberto, sem limpeza na rede de drenagem e ver suas praças e demais espaços públicos abandonados pela gestão passada, a capital do Pará começa a se oxigenar com as ações emergenciais e a médio-prazo implementadas pela nova administração municipal comandada pelo prefeito Igor Normando.

A Secretaria de Saneamento (Sesan), assim como todos os órgãos municipais, entrou em campo para garantir a renovação e a revitalização de Belém no primeiro dia da nova gestão e também para celebrar os 409 anos da capital paraense, transformando a cidade com serviços inéditos de limpeza pública e de gestão dos resíduos sólidos, oferecendo para a população motivos para comemorar.

Mutirões de limpeza

No mesmo dia da posse do prefeito Igor Normando, a nova gestão trabalhava com a realização dos mutirões de limpeza nas principais praias do distrito de Mosqueiro, onde foi celebrada a virada de ano novo. Naquela ocasião, mais de 150 trabalhadores da terceirizada Ciclus Amazônia foram mobilizados, junto com equipamentos e maquinários, para removerem cerca de 750 toneladas de resíduos sólidos e entulhos das praias do Bispo, Chapéu Virado, Farol, Porto Arthur, Ariramba, Murubira, Carananduba, Baia do Sol, Paraíso, Marahu, São Francisco e a orla da Rua 16 de Novembro.

"O mutirão foi uma ação inédita porque foi iniciado, imediatamente após a virada do ano em Mosqueiro, deixando a ilha limpa para os moradores e os visitantes que permaneceram no balneário", enfatizou a secretária Thayta Martins, titular da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

Belém Limpa

Um dia após a sua posse, o novo prefeito de Belém, Igor Normando, lançou no Palácio Antônio Lemos a mega operação "Belém Limpa" com cronograma de ações emergenciais, elaborado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que prevê ações intensas de trabalho desde a primeira semana da nova gestão até o mês de abril, período que compreende a intensa estação chuvosa, conhecida popularmente como "inverno amazônico". A campanha "Belém Limpa" foi dividida em três etapas e terá duração de 100 dias.

"Nesta primeira etapa, com duração de 30 dias, o foco será na limpeza de canais, microdrenagem no raio de 1 km em torno dos canais e intensificação da coleta de resíduos domiciliares e seletiva. Também vamos trabalhar com educação ambiental e revitalização de praças e cemitérios", explicou a secretária Thayta Martins. “Na segunda etapa, a prioridade será a manutenção da iluminação pública e a recuperação asfáltica de vias principais. Já na terceira etapa, será apresentada à população uma prestação de contas com indicadores de resultados, reforçando a transparência das ações realizadas", acrescenta.

Limpeza de canais

O primeiro dia da ação "Belém Limpa" iniciou com trabalhos de limpeza no Canal do Galo, um dos maiores canais da capital paraense que corta os populosos bairros Pedreira e Sacramenta. Importante destacar que, de 2 a 14 de janeiro, a operação removeu cerca de 50 mil toneladas de resíduos sólidos, além de entulhos e mato às margens dos canais e das principais ruas da cidade.

Além do Canal do Galo, a operação "Belém Limpa" já retirou lixo dos canais Marter, Murucutum e Lago Verde, no bairro Curió-Utinga; Antônio Baena, no Sacramenta; e da Quintino, no Jurunas; nos canais Santa Izabel II e Tucunduba, no Guamá, e o Santa Isabel na comunidade Baixada Fluminense, em Icoaraci. “Nesta semana vamos priorizar o serviço de roçagem, raspagem, limpeza e caiação das principais vias públicas de Belém, Icoaraci e Outeiro”, complementa a secretária.

Limpeza de cemitérios

Em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado, a operação “Belém Limpa”, da Prefeitura de Belém, executada pela Secretaria de Saneamento, garantiu a limpeza dos cemitérios de Santa Izabel, São Jorge, São José (Mosqueiro) e Tapanã, com a participação de 200 apenados.

BELÉM 409 ANOS

Belém celebra 409 anos no mês de janeiro com grandes presentes e renasce renovada com ações e investimentos para a garantia da limpeza urbana e o saneamento da cidade, com as entregas de 1000 lixeiras (papeleiras) para serem distribuídas pela cidade, enfatizando os principais pontos turísticos, cemitérios, feiras e vias públicas.

O Portal da Amazônia, que recebeu os três dias de shows da programação de aniversário da cidade, também foi um dos contemplados com a entrega. Do total de lixeiras (papeleiras), 150 foram implantadas nos postes de iluminação púbica ao longo do segundo maior cartão-postal do município. Também foram demandadas equipes para a limpeza pública.

Após os espetáculos realizados nos três dias de festa, 80 trabalhadores da limpeza pública entraram em ação para varrer e limpar o espaço, onde foram coletadas também 150 toneladas de resíduos.


Texto: Jorge Vidal/Ascom Sesan

Relacionadas: