Pesquisar

Sectur promove workshop de fotografia híbrida no Memorial dos Povos

Exposição "Luzes de Belém" fica aberta para visitação até o dia 31. A visitação, de segunda a sexta-feira, vai de 9h às 16h, e aos sábados e domingos, de 9h às 13h.
Foto: Rafael Miyake - SECTUR
Sectur promove workshop de fotografia híbrida no Memorial dos Povos
Sectur promove workshop de fotografia híbrida no Memorial dos Povos
Sectur promove workshop de fotografia híbrida no Memorial dos Povos

Participantes puderam experimentar usando equipamentos profissionais

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), promoveu nesta quinta-feira (23) um workshop de fotografia híbrida, como parte da programação educativa da exposição de fotografia “Luzes de Belém - 409 anos”, que segue até a próxima sexta-feira (31), na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos.

Com inscrições limitadas, a oficina deu orientações teóricas e práticas sobre fotografia em uma programação que durou três horas. O workshop foi ministrado pelo fotógrafo Valério Silveira, um dos destaques da exposição.

“A ideia do workshop é trazer aquela pessoa que é apaixonada por fotografia, mas talvez nunca tenha dito a oportunidade de fazer um curso. Então, aqui é um pequeno curso para realimentar ou alimentar aqueles que não têm oportunidade”, destacou a curadora da exposição, Janice Lima.

Ela explicou que o workshop, assim como a roda de conversa de fotografia, realizada no último dia 16 também como parte da programação, ajuda a amplificar o debate sobre a fotografia. “É muito importante e interessante para o fotógrafo ter esse retorno. Então, essa programação que realizamos dentro da exposição tem essa função: reverberar para diversos públicos aquilo que está sendo exposto”, afirmou.

Para o palestrante Valério Silveira, o workshop foi importante para apresentar as várias áreas da fotografia. “A gente desmistifica um pouco o fotojornalismo desvinculado da foto arte. Então. a gente pode agregar as duas coisas, a gente mostra a técnica na própria câmera e mostra a diferença entre o que é uma sobreposição de imagem, o que é uma fotomontagem, e o que é uma colagem digital. E a gente mostra isso usando esse material na câmera mesmo; faz com que os alunos peguem na câmera, façam na prática e tenham um resultado bem legal”, disse.

O workshop agregou curiosos, profissionais e estudantes de diversas áreas, como o graduando de jornalismo Jambu Freitas. Ele explicou que a participação no workshop ofereceu uma prática que, para ele, não foi o suficiente no ambiente universitário.

“Eu tenho pouca experiência com fotografia no geral e eu acho que quero pensar muito no jornalismo para além do fotojornalismo. Talvez enquanto arte, que é uma coisa que eu não consegui estudar muito na graduação. É pensar as fotografias de formas diferentes e talvez trazer essa de fotografia híbrida para um fotojornalismo mais artístico”, explicou Jambu.

A exposição "Luzes de Belém" fica aberta para visitação até o dia 31 de janeiro. O horário de visitação, de segunda a sexta-feira, vai de 9h às 16h, e aos sábados e domingos, de 9h às 13h.

 

Relacionadas: