Pesquisar

Semma vai plantar mudas de ‘manguita’ no lugar de mangueiras que tombaram em Belém

Espécie é da mesma família das mangueiras, mas é de menor altura, está prevista no plano de arborização da cidade, com menos riscos de acidentes.
Foto: Felipe de Souza
Semma vai plantar mudas de ‘manguita’ no lugar de mangueiras que tombaram em Belém
Semma vai plantar mudas de ‘manguita’ no lugar de mangueiras que tombaram em Belém
Semma vai plantar mudas de ‘manguita’ no lugar de mangueiras que tombaram em Belém

Manguita é da mesma família das mangueiras, mas com porte menor, oferecem menor risco de acidentes no ambiente urbano.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, segue com medidas emergenciais para evitar a queda de árvores na cidade. A fiscalização técnica conta com três equipes, formadas por engenheiros florestais e agrônomos, que atuam diariamente na análise e identificação das árvores que precisam de manutenção. 
Atualmente, as equipes de fiscalização estão mais concentradas nas ruas do bairro de Nazaré onde, de acordo com o engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente e Clima, Cosme Farias, há mangueiras muito altas e que precisam de inspeção. O engenheiro ressalta que as equipes continuam a fiscalização em outros bairros da cidade. 

Árvores centenárias oferecem maior risco de queda

Embora as mangueiras sejam um dos cartões postais de Belém, Farias explica que a espécie oferece alguns riscos ao ambiente urbano, especialmente, as centenárias que, devido ao tempo, já estão enfraquecidas. Por alcançarem grandes alturas, a poda é um processo mais trabalhoso, com a necessidade de desligar a energia elétrica da rua, afetando o cotidiano dos moradores ao redor. As raízes das mangueiras são outro desafio, por se espalharem por baixo da terra, causando danos às calçadas, redes e tubulações subterrâneas. 

Arborização com Manguita

No lugar das oito mangueiras, das 13 árvores que caíram este ano em Belém, a Semma vai plantar a espécie Manguita, pertencente à mesma família das mangueiras, porém com risco menor de queda. “Ela é uma árvore menor, que cresce entre 7 a 12 metros, no máximo. E seu fruto é pequeno, cinco vezes menor do que o tamanho da manga”, explica o engenheiro Cosme Farias.

“De acordo com a lei de número 8909, de 29 de março de 2012, que dispõe sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana de Belém, quando há o tombamento de uma mangueira é preciso plantar outra no lugar, e a manguita está dentro dessa lei, pois ela é da mesma espécie da mangueira”, observa Farias. 

As Manguitas

A manguita é uma árvore tropical que pertence à família “anacardiaceae”, a mesma da Caju. Ela é plantada em Belém desde a metade dos anos 90, e pode ser encontrada em vários logradouros públicos, principalmente nos bairros do Marco e Umarizal. 

A Semma já realiza um estudo para mapear quantas manguitas podem ser plantadas este ano na cidade. Além delas, outras espécies de árvores serão plantadas ao longo da gestão, para cumprir o compromisso da Prefeitura de Belém de expandir a área verde urbana do município.

Warley Costa, Engenheiro Florestal do Bosque Rodrigues Alves, explica que a manguita tem uma manutenção muito mais fácil. “A manga que nasce na árvore (manguita) também é menor, o que causa menos danos ao ambiente quando ela cai, por exemplo, nos carros”, afirma o engenheiro. 
 

Relacionadas: