Pesquisar

Políticas públicas de Belém fortalecem qualidade de vida para idosos

A Prefeitura de Belém implantará a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos. Mas não faltam no município políticas públicas voltadas para a saúde e bem-estar da população idosa. Conheça!
Foto: Jader Paes / Agência Belém
Políticas públicas de Belém fortalecem qualidade de vida para idosos
Políticas públicas de Belém fortalecem qualidade de vida para idosos
Políticas públicas de Belém fortalecem qualidade de vida para idosos

Projeto Mexa-se Pela Vida promove atividades físicas em unidades de saúde

A Prefeitura de Belém tem reforçado o compromisso com o bem-estar da população idosa por meio de diversas políticas públicas voltadas à saúde, bem-estar e socialização. Entre as iniciativas em destaque estão o projeto "Mexa-se pela Vida", da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que promove atividades físicas para idosos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), e a Casa do Idoso Zoé Gueiros, administrada pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), um espaço dedicado ao acolhimento e assistência especializada para essa parcela da população. Além disso, o Centro de Atenção à Saúde do Idoso, vinculado à Sesma, tem um papel essencial na oferta de atendimento multidisciplinar especializado.

Primeiro abrigo municipal para idosos será implantado em Belém

A Prefeitura de Belém criará a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), voltada para o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade. O espaço terá capacidade para atender 50 pessoas com 60 anos ou mais, oferecendo cuidados especializados e um ambiente seguro para aqueles que não possuem suporte familiar.

A iniciativa visa preencher uma lacuna histórica no atendimento à população idosa da cidade, garantindo um local adequado para aqueles que necessitam de acolhimento. A implantação do abrigo está sendo coordenada pela Funpapa, com um comitê composto por diversos órgãos da rede de proteção social.

Saúde e movimento para um envelhecimento ativo

O projeto "Mexa-se pela Vida", da UBS Paraíso dos Pássaros, busca incentivar a prática de atividades físicas para promover mais qualidade de vida aos idosos. A fisioterapeuta Maria Elenilda Santos, que atua na UBS Paraíso dos Pássaros, explica que o grupo não apenas melhora a saúde física dos participantes, mas também oferece um espaço de convivência e acolhimento. "Muitos idosos enfrentam desafios como o isolamento e o abandono. Aqui, eles fazem amizades, recebem acompanhamento profissional e passam a ter uma rotina mais ativa e saudável", destaca.

A coordenadora de Atenção Especializada e Hospitalar da Sesma, Daniela Salheb, ressalta que o programa tem um papel fundamental na prevenção e promoção da saúde, especialmente para aqueles que fazem acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. "Queremos promover saúde com o suporte de fisioterapeutas e educadores físicos. Além dos benefícios individuais, os idosos se tornam multiplicadores, incentivando mais pessoas a aderirem ao projeto. Nossa meta é expandir a iniciativa para 100% das unidades de saúde da cidade".

O educador físico Vinicius Trindade, que atua no programa, explica que os treinos são pensados para atender a todas as idades e condições físicas. "Trabalho com treino funcional, adaptando os exercícios para que todos possam praticar. O foco é o fortalecimento das articulações e da mobilidade, permitindo que os idosos ganhem mais autonomia e qualidade de vida".

Entre os participantes do projeto, Almerinda Cunha, de 65 anos, destaca a importância da atividade física em sua rotina.
"Antes, eu vivia doente. Agora, faço exercícios, me movimento e me sinto muito bem. O segredo para viver bem é se movimentar, ter uma alimentação saudável, beber bastante água e dormir bem".

Centro de Convivência da 3ª Idade Zoé Gueiros

Além do novo abrigo, a Prefeitura de Belém, por meio da Funpapa, já mantém um importante espaço de convivência para idosos, o Centro de Convivência da 3ª Idade Zoé Gueiros. O local atende cerca de 400 idosos, oferecendo atividades como: estimulação de memória; aulas de artes e dança; passeios externos; atividades físicas como funcional aquático.
O objetivo é proporcionar um envelhecimento saudável, fortalecendo os laços familiares, comunitários e sociais.

Centro de Atenção à Saúde do Idoso: atendimento especializado

Criado em 2001 e vinculado à Sesma, o Centro de Atenção à Saúde do Idoso é uma referência em assistência ambulatorial especializada. O acesso aos serviços ocorre por meio de encaminhamento das Unidades Municipais de Saúde e das Unidades de Saúde da Família do município.

Segundo Daniela Salheb, o espaço se destaca por oferecer um atendimento multidisciplinar e personalizado. "Nosso objetivo é realizar uma avaliação multidimensional da pessoa idosa e elaborar um plano de cuidado individualizado, sempre em parceria com a atenção primária de saúde".

Atualmente, cerca de 5 mil usuários são atendidos pelo Centro, que realiza uma média de 2.612 atendimentos por mês. 

Os idosos têm acesso a uma equipe composta por assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, profissional da educação física e nutricionista. Além disso, são oferecidas consultas em diversas especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, urologia, psiquiatria, ortopedia, reumatologia e neurologia.

Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)

Na área da educação, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), desenvolve a política pública de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Atualmente, 38 escolas municipais oferecem essa modalidade de ensino no turno da noite, das 19h às 22h, com os idosos representando cerca de 30% do total de estudantes da EJAI.
 

TAGS:

Relacionadas: