O Carnaval 2025 começa a tomar as ruas de Belém. O Bloco Pato de Máscaras, de combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem, arrastou centenas de foliões, na manhã deste domingo (23), pelas ruas do centro histórico da capital paraense. A animação ficou por conta dos cantores Adilson Alcântara, Alba Mariah e Pedrinho Callado, além da Orquestra Pipirinha, da Associação Socioambiental Vaca Velha, do município de São Caetano de Odivelas. Também não faltaram os bonecos cabeçudos e o boi, acompanhados dos tradicionais dançarinos mascarados. Nessa edição de 2025, o bloco Pato de Máscaras atraiu centenas de brincantes, em sua maioria servidores públicos, aposentados, pessoas idosas e crianças.
O bloco tem apoio cultural da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e rende homenagens ao juiz Claudio Rendeiro, que interpretava o personagem humorístico Epaminondas Gustavo com seu pato mascote. A juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 8º Região, Vanilza Malcher, coordenadora do bloco, estava muito animada e agradecida pelo engajamento que o bloco ganha a cada ano.
“Nessa terceira edição, estamos felizes com apoio de todos, especialmente, da Prefeitura de Belém, que também está engajada nas ações de combate ao trabalho infantil, então, hoje estamos festejando mais um ano com muita alegria e animação porque o Pato de Máscara também é um bloco de Carnaval”, destacou a magistrada.
A secretária de Cultura e Turismo de Belém, Cilene Sabino, foi representada na programação, pelo diretor de Ações Culturais, Anderson Reis.
Percurso da folia destaca centro histórico de Belém
O percurso do bloco Pato de Máscara destacou as ruas do centro histórico de Belém, aproveitando o clima bom e sem chuvas das primeiras horas deste domingo. A concentração foi na Praça Valdemar Henrique, percorrendo a Boulevard Castilho França e seus casarios centenários, o Mercado do Ver-o-Peso, as embarcações, a praça do Relógio e a chegada à praça Dom Pedro II.
Foram duas horas e meia de animação, que as amigas Ana Maria Moraes, Gilza Drago e Luiza Moraes, aproveitaram bastante, ao som dos ritmos de carimbó, marchinhas e a orquestra Pipirinha. “Estamos muito felizes em participar, pois, o bloco é de animação, mas também de consciência sobre a importância do combate ao trabalho infantil e também homenageamos o juiz Cláudio Rendeiro”, disseram.
O estandarte do bloco foi carregado pelo servidor público Giovan Chaves. “Estou muito honrado com essa missão de ser o porta-estandarte desse bloco que é uma homenagem ao juiz Cláudio Rendeiro, o nosso eterno Epaminondas Gustavo, que muito lutava pela erradicação do trabalho”, destacou o servidor.
Diversidade e riqueza culturais nas ruas de Belém
O mastro da orquestra Pipirinha, Silvio Monteiro, agradeceu a oportunidade de estar em Belém trazendo um pouco da mostra cultural do município de São Caetano de Odivelas, que há anos promove um dos carnavais mais animados na região nordeste paraense. “O prefeito Igor Normando está de parabéns pelo apoio cultural destinado ao bloco Pato de Máscara, pois, assim também ganhamos a oportunidade de mostrar nosso trabalho da Associação Socioambiental Vaca Velha e todo o cortejo cultural do nosso município”, disse.
A coordenadora da Casa de Atendimento Educacional Especializado e Inclusivo de São Caetano de Odivelas, Wal Medeiros, também deixou seu recado de gratidão em participar da programação, em Belém. “É uma alegria imensa estar aqui participando dessa festa, desse bloco que tem poio cultural da Prefeitura de Belém e quero deixar o convite para que haja um intercâmbio conosco para também participarmos na ação de combate ao trabalho infantil, que mesmo em período de carnaval, merece todo nosso respeito”, disse a educadora.
A programação do Carnaval 2025 da Prefeitura de Belém está só começando. Esse ano, o prefeito Igor Normando está investindo mais de R$ 2 milhões em apoio cultural as agremiações carnavalescas, blocos de animação, artistas e o circuito Mangueirosa. Serão mais de cem atrações que vão devolver a Belém o título de cidade produtora do maior carnaval do Norte.