A maior festa popular do Brasil, o Carnaval, está se aproximando cada vez mais, e os diversos órgãos da Prefeitura de Belém e do Governo do Pará seguem na corrida para garantir a maior e melhor festa da história da cidade.
Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado do Pará, por meio das diversas secretarias envolvidas na festa, fizeram uma visita técnica ao Complexo Aldeia Amazônica. Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), Belém Digital, Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), representando a Prefeitura de Belém, e da Segup e Polícia Militar, representando o Governo do Pará. Também participou da visita uma representação das Escolas de Samba Associadas (ESA).
A visita técnica seguiu por diversos trechos da avenida Pedro Miranda, saindo da esquina da Doutor Freitas, onde acontece a concentração das agremiações e brincantes, até a esquina com a Lomas Valentinas, onde é feita a dispersão. Foram avaliadas as estruturas necessárias, os principais pontos de interesse de cada secretaria, assim como a necessidade de fechamento de vias e cruzamentos durante os desfiles.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino, o Carnaval tem uma importância ímpar para todos os setores do município, e por isso, garantir a segurança e bom funcionamento de tudo é essencial. “As visitas técnicas são importantes para garantir que tudo corra como planejado e que não haja transtornos evitáveis no momento da folia”, explicou.
“É um trabalho conjunto entre diversas secretarias, e tudo precisa estar funcionando perfeitamente para que a festa seja à altura do que a população da nossa cidade quer e merece. Já estamos planejando um grande evento para esse ano, e esperamos ter algo ainda maior em 2026”, continuou a secretária.
A estrutura do prédio da Aldeia Amazônica, onde também atuam diversos setores e secretarias da Prefeitura, também foi visitada pela equipe, que verificou a disponibilidade de salas e equipamentos para os avaliadores do Concurso e para as equipes técnicas que atuarão durante os desfiles.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que é uma das responsáveis pelo espaço, também tem um grande papel no carnaval. “Nosso foco é organizar estrategicamente os espaços públicos, coordenando as áreas de circulação, acessibilidade e segurança, para que o evento seja uma grande festa para todos”, explicou o titular da pasta, Gleisson Oliveira.
O presidente da ESA, Fernando “Guga” Gomes, salientou, também, a importância do trabalho multidisciplinar “A gente sabe que o carnaval de Belém, pela sua grandiosidade, não envolve só uma secretaria. É uma ação de governo, uma ação da Prefeitura. Então a gente tá aqui reunido com personagens importantíssimos para isso, para que a gente garanta para a sociedade um carnaval tranquilo, seguro e com alegria”, disse.
Ele também ressaltou as obras e ações que estão sendo feitas na Aldeia Amazônica, como reformas essenciais e pinturas para garantir não apenas uma festa segura, mas também bonita, e que garanta que as Escolas brilhem na Avenida.
DESFILES
As Escolas de Samba de Belém desfilarão na Aldeia Amazônicaa nos dias 14, 15, 21, 22 e 23 de março, separadas entre os grupos Especial, 1º, 2º e de avaliação. Para garantir um carnaval bonito e sustentável, a Prefeitura de Belém concedeu subvenções aos grupos Especial, 1º e 2º, assim como às Escolas de Samba que vão desfilar em Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. No total, foram R$2.019.250,00 investidos nas Agremiações.
A programação completa do Carnaval 2025 pode ser conferida aqui.