Pesquisar

Dia dos Animais: Prefeitura faz mutirão e castra mais de 200 pets

O Hospital Veterinário e o Centro de Controle de Zoonoses disponibilizaram vacinas, consultas, feira de adoção e castração para controle populacional e bem-estar animal. Ação também teve incentivo à arborização urbana com a distribuição de mudas ornamentais
Foto: Raphael Macedo
Dia dos Animais: Prefeitura faz mutirão e castra mais de 200 pets
Dia dos Animais: Prefeitura faz mutirão e castra mais de 200 pets
Dia dos Animais: Prefeitura faz mutirão e castra mais de 200 pets
Dia dos Animais: Prefeitura faz mutirão e castra mais de 200 pets
Dia dos Animais: Prefeitura faz mutirão e castra mais de 200 pets

Médicos veterinários prepararam os animais para a cirurgia de castração e outros serviços disponibilizados para a proteção e bem-estar dos animais e da população

Nesta sexta-feira (14), data em que se celebra o Dia Nacional dos Animais, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda), realizou um mutirão de serviços gratuitos para cães e gatos no Hospital Municipal Veterinário Dr. Vahia e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizados na rodovia do Tapanã e na avenida Augusto Montenegro, respectivamente. A ação reforçou o trabalho de proteção aos animais, incluindo trabalho de conscientização para a posse responsável.

Castração, vacinação antirrábica, microchipagem, feira de adoção de animais resgatados e distribuição de 150 mudas de plantas ornamentais, fizeram parte dos serviços disponibilizados pela prefeitura. A titular da Sepda, Elizabete Pires, destacou a relevância da programação. 

Mais de 200 animais foram cadastrados previamente para a castração realizada durante o muitrão desta sexta-feira - Crédito: Raphael Macedo

“Esta ação faz parte de um cronograma mais amplo que visa zerar a fila de castração na cidade. Estamos iniciando um trabalho de controle populacional contínuo, com o foco principal em reduzir o sofrimento dos animais de rua e melhorar a saúde pública. Nosso objetivo é promover a qualidade de vida tanto dos animais de estimação quanto da nossa comunidade, e essa é apenas a primeira de muitas ações que se estendem para outras regiões, inclusive como ilhas e distritos”, frisa Elizabeth.

Mutirão de Castração e Controle Populacional

Mais de 200 cães e gatos foram cadastrados previamente para a castração. O foco foi para animais resgatados e também de tutores interessados em controlar a reprodução de bichos de estimação. A medida contribui para evitar o abandono e maus-tratos.

“Além de ser uma ferramenta essencial para o controle populacional, a castração ajuda a prevenir problemas de saúde, como neoplasias testiculares e doenças uterinas, e contribui para a redução da agressividade e do comportamento errante dos animais”, explicou João Fonseca, veterinário responsável pelo mutirão. 

Adoção e conscientização

A Feira de Adoção de animais também fez parte da ação, com cães e gatos resgatados nas ruas de Belém. Depois de receberem tratamento no CCZ, eles estão aptos para o convívio com famílias interessadas em serem tutoras. 

Rindo Caldas, tutor de três gatos que passaram pela castração no Hospital Municipal Veterinário, aprovou o atendimento no mutirão. “A castração dos meus gatos foi um sucesso. O atendimento foi excelente, e estou muito feliz com a recuperação deles. Esse tipo de iniciativa faz a diferença para os animais e para nós, tutores, pois sabemos que estamos fazendo nossa parte na luta pelo controle populacional”, afirmou.

Rindo Caldas, tutor de três gatos que já passaram pela castração no Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia aprovou a iniciativa que protege tanto os bichos, como a população - Crédito: Raphael Macedo

A programação também contou com a distribuição de mudas ornamentais, uma forma de incentivar a arborização urbana e sensibilizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
 

Compromisso com o Bem-Estar Animal

A ação no Dia Nacional dos Animais marca o começo de uma série de iniciativas planejadas pela Prefeitura de Belém para promover o bem-estar dos animais e a saúde pública. 

Relacionadas: