Pesquisar

Varredeiras mecanizadas reforçam o trabalho de limpeza em Belém

Ações do Belém Limpa contam com varrição humana e mecanizada. Mais de 120 mil toneladas de lixo já foram retiradas da capital pela operação desde 1º de janeiro.
Foto: Raphael Macedo
Varredeiras mecanizadas reforçam o trabalho de limpeza em Belém

Varredeiras mecânicas otimizam limpeza em Belém

Nesta segunda-feira (17), a avenida Duque de Caxias, no bairro do Marco, recebeu ações do projeto Belém Limpa, que tem como objetivo otimizar a conservação das vias públicas.

Duas varredeiras mecanizadas foram utilizadas para reforçar a limpeza da avenida. Com capacidade de varrer até 30 quilômetros por dia— o equivalente ao trabalho de 15 pessoas no mesmo período —o equipamento entra em operação prioritariamente à noite, entre 22h e 6h, para evitar impactos no trânsito. Cada varredeira possui vassouras com amplitude de 3,6 metros e um reservatório de seis mil litros para armazenamento dos resíduos. O custo da operação é coberto pela Ciclus Amazônia, como parte do contrato de concessão.

Máquinas são usadas prioritariamente à noite - Crédito: Raphael Macedo

No último fim de semana, as varredeiras também foram utilizadas na Aldeia Amazõnica durante os desfiles das escolas de samba, garantindo a limpeza do espaço entre uma apresentação e outra. Desde o início da nova gestão, em 1º de janeiro, o projeto Belém Limpa já retirou aproximadamente 120 mil toneladas de lixo das ruas da capital.

Relacionadas: