Pesquisar

200 atendimentos são realizados no mutirão do PCCU na Marambaia

Ação ofertou exames preventivos, consultas e vacinação na UBS da Marambaia. Serviços seguem disponíveis nas unidades de saúde durante a semana.
Foto: Jader Paes / Agência Belém
200 atendimentos são realizados no mutirão do PCCU na Marambaia
200 atendimentos são realizados no mutirão do PCCU na Marambaia
200 atendimentos são realizados no mutirão do PCCU na Marambaia

Ação voltada para mulheres ocorreu neste sábado

Com o compromisso de ampliar o acesso aos serviços de saúde, a Prefeitura de Belém realizou, neste sábado (22), o primeiro mutirão de coleta do PCCU (Preventivo do Câncer de Colo do Útero) na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Marambaia. A iniciativa integra o Programa Belém por Elas e reforça a atenção à saúde da mulher, especialmente no mês de março, dedicado à conscientização sobre os cuidados preventivos femininos.  

A ação ocorreu das 8h às 13h e garantiu cerca de 200 atendimentos, incluindo a coleta do exame preventivo (PCCU), um dos serviços mais procurados, além de vacinação, testagem para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultas médicas, agendamentos de mamografia, serviços de enfermagem e atendimento odontológico.  

Vacinação foi um dos serviços ofertados - Crédito: Jader Paes / Agência Belém

Cuidado acessível nos finais de semana 

A oferta de serviços de saúde aos sábados tem sido uma das estratégias da atual gestão para atender à população que, devido à rotina intensa de trabalho e outras atividades, nem sempre consegue buscar atendimento durante a semana.  

A costureira Ivone Queiroz, de 55 anos, aproveitou a oportunidade para se consultar com um clínico geral e saiu do mutirão com encaminhamento para exames laboratoriais. "A gente tem uma rotina muito intensa durante a semana, e essas ações aos finais de semana ajudam bastante. O atendimento foi muito rápido e organizado", elogiou.  

A costureira Ivone Queiroz, de 55 anos, elogiou a oferta de serviços de saúde aos sábados, destacando a praticidade e a organização do atendimento. - Crédito: Tamiris Amorim/Ascom Sesma

A universitária Gabriela Ribeiro, de 21 anos, também não perdeu a chance de realizar um check-up da saúde. Ela destacou a importância da prevenção, principalmente após a experiência de sua mãe, que ficou dois anos sem realizar o exame preventivo e, ao finalmente fazê-lo, foi diagnosticada com câncer do colo do útero. "Isso me fez refletir muito. Nós, mulheres, cuidamos de tudo e de todos, mas, muitas vezes, esquecemos de nós mesmas. Felizmente, minha mãe descobriu a doença a tempo, fez o tratamento e hoje está curada. Desde então, mantenho meus exames em dia. Espero que ações como essa se fortaleçam cada vez mais na cidade", afirmou.  

Compromisso com a saúde feminina

O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, acompanhou a ação e ressaltou a importância de descentralizar os serviços e garantir um atendimento mais acessível à população. "O mês de março é um período de conscientização, mas se quisermos mudar os indicadores de saúde da mulher, precisamos intensificar ações como essa. Por orientação do prefeito Igor Normando, estamos ampliando a oferta de atendimentos e garantindo que os serviços cheguem a quem mais precisa", destacou.  

A moradora do bairro, Luciane Ramos, de 50 anos, também aproveitou o mutirão e passou por diversas consultas. "Consegui atendimento ginecológico, passei pelo clínico geral, marquei minha mamografia e fiz o exame preventivo. Foi uma oportunidade excelente", comemorou.  

A moradora do bairro, Luciane Ramos, de 50 anos, aproveitou o mutirão e passou por diversas consultas. - Crédito: Tamiris Amorim/Ascom Sesma

Serviços disponíveis na rede municipal de saúde para a mulher

Para a população que não pôde comparecer ao mutirão deste sábado, a rede municipal de saúde oferece uma variedade de serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É disponibilizado o serviço de Planejamento Familiar, com a inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU) nas unidades de referência da Marambaia e da Ilha do Combu, garantindo mais controle reprodutivo às mulheres. 

Além disso, todas as UBS oferecem métodos contraceptivos, com a oferta gratuita de anticoncepcionais em compridos ou injetáveis, atendimento pré-natal, exames preventivos como o PCCU, consultas, encaminhamentos para mamografias e acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A SESMA também mantém o tratamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e promove ações educativas sobre a dignidade menstrual e o combate à violência de gênero. Esses serviços fazem parte do compromisso da gestão municipal em garantir o cuidado integral à saúde da mulher e a prevenção de doenças.
 

Relacionadas: