Pesquisar

Empresas recebem orientações sobre educação no trânsito

Palestras com questões teóricas e práticas visam conscientizar sobre comportamentos responsáveis para a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres
Foto: Ascom/SEGBEL
Empresas recebem orientações sobre educação no trânsito
Empresas recebem orientações sobre educação no trânsito
Empresas recebem orientações sobre educação no trânsito

Mais de 220 trabalhadores já receberam as orientações teóricas e práticas da equipe de Educação no Trânsito da Segbel

Com a intenção de reduzir acidentes, promover mais segurança e reforçar a importância da responsabilidade coletiva no trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) deu início a um cronograma de visitas a empresas da cidade para orientar colaboradores sobre comportamentos seguros no trânsito.

As palestras, que marcam a retomada do programa de educação no trânsito em 2025, já alcançaram mais de 220 trabalhadores de empresas da capital, incluindo uma distribuidora de água mineral e a concessionária de energia. A abordagem vai além de motoristas e motociclistas, englobando também ciclistas e pedestres, que desempenham um papel essencial na mobilidade urbana. Durante as visitas, especialistas da Segbel abordaram temas como direção defensiva, respeito às normas de trânsito e prevenção de acidentes.

De acordo com Cemires Barros, coordenadora de Educação para o Trânsito da Segbel, a iniciativa atende a uma demanda das próprias empresas, preocupadas com a segurança de seus colaboradores.

"Nosso objetivo é disseminar conhecimento e estimular uma mudança de comportamento no trânsito. Abordamos desde o uso correto dos equipamentos de segurança até estratégias para uma condução mais segura e respeitosa. Pequenas atitudes fazem a diferença e podem salvar vidas", destacou Cemires.

Dados estatísticos apresentados pela agente de trânsito da SEGBEL mostraram a necessidade da conscientização - Crédito: Ascom/SEGBEL

As palestras incluem a apresentação de dados estatísticos sobre acidentes de trânsito, com ênfase nos motociclistas, um dos grupos mais vulneráveis. Além disso, há capacitações práticas e discussões baseadas em experiências dos próprios trabalhadores, tornando o aprendizado mais dinâmico e aplicado à realidade de cada participante.

Para a agente de trânsito e palestrante Karime Barroso, conscientizar motociclistas é uma prioridade, considerando que muitos os utilizam como principal meio de transporte.

"Nosso foco é mostrar como pequenas mudanças de hábito podem ser determinantes para evitar acidentes. A capacitação incentiva a reflexão sobre a vulnerabilidade dos motociclistas e a importância do respeito às normas para garantir a segurança de todos no trânsito", ressaltou Karime.

A Segbel seguirá com as ações educativas ao longo de 2025, ampliando o cronograma de visitas para outras empresas e setores. Instituições interessadas em receber a equipe podem solicitar a ação pelo e-mail educacaoparaotransitosegbel@gmail.com.

Relacionadas: