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Servidores da Funpapa são qualificados para atendimento social do TEA

Servidores da Funpapa recebem curso de qualificação para o atendimento social de famílias atípicas
Foto: Ascom - Maurá Carválho
Servidores da Funpapa são qualificados para atendimento social do TEA
Servidores da Funpapa são qualificados para atendimento social do TEA
Servidores da Funpapa são qualificados para atendimento social do TEA

"Sou pai de uma criança atípica e entendo com muita clareza a importância de oferecermos atendimento qualificado a esse público, levando em consideração todas as suas especificidades", afirmou o presidente da Funpapa, Arthur Houat.

“Proteção social às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias” foi o tema do percurso formativo realizado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) nesta terça-feira, 1, no auditório da Secretaria Municipal de Governo (Segov). A capacitação, organizada pela Gestão do Trabalho e Educação Permanente (Gtep), contou com a participação de técnicos e profissionais que atuam nos equipamentos da rede socioassistencial.

“Eu considero fundamental incentivar a capacitação continuada aos servidores da Fundação. Sou pai de uma criança atípica e entendo com muita clareza a importância de oferecermos atendimento qualificado a esse público, levando em consideração todas as suas especificidades. Tenho certeza de que o olhar para a inclusão e todo o conhecimento que foi transmitido auxiliará na entrega de um melhor atendimento aos nossos usuários e suas famílias”, afirmou o presidente da Funpapa, Arthur Houat.

A pedagoga e técnica de referência da Gtep Anabela Tupiassú disse que a iniciativa faz parte de um projeto de trilhas estruturadas de aprendizado com o objetivo de qualificar o trabalho realizado por equipes da assistência e dar continuidade às ações de educação permanente.

“Nessa trilha formativa nós temos um tema e vários profissionais discorrendo, de forma técnica e acessível, por isso o nome ‘percurso formativo’, em que os servidores vão ‘percorrendo’ as diversas áreas daquele assunto. Esta é a primeira edição de 2025 e surpreendentemente tivemos um retorno e uma frequência de participação muito positiva. Esperamos contar com o apoio e o envolvimento de nossos técnicos em todas as outras atividades”, afirmou ela.

O primeiro percurso formativo de 2025, que fechou um ciclo de cinco encontros iniciados em fevereiro, provocou reflexões a partir das diferentes abordagens relacionadas aos aspectos do atendimento social de famílias atípicas, como a psicomotricidade no TEA, as demandas sensoriais do autismo, o manejo de comportamentos e as maneiras eficazes para atendimento especializado nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Cristiane Macedo, fisioterapeuta do Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência, participou da formação e ressaltou a relevância do curso para o aperfeiçoamento do trabalho realizado no dia a dia das equipes.

“Nós que estamos nos equipamentos da rede socioassistencial precisamos passar por esse processo de transformação. Aqui nós vimos e entendemos um pouco mais sobre o ser humano, o ser autista, o mundo pelo olhar do autista, como é que você deve fazer essa abordagem entre comportamentos, abordagens sensoriais e abordagens com as famílias. Então, para nós, que estamos lá no Centro Dia, foi possível visualizar algumas questões, o que é muito favorável para garantir a melhoria dos nossos atendimentos e um olhar diferenciado para a inclusão”, afirmou.

A Gtep finalizou esse percurso formativo com a certificação de 35 servidores e servidoras que participaram de cinco encontros. A Gtep tem como atribuição qualificar e capacitar os servidores da Fundação, a partir de parcerias e com a participação de instituições de ensino e redes de formação. As atividades de educação permanente vão ocorrer o ano inteiro.

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