A Prefeitura de Belém deu início à maior renovação do transporte público na história da capital paraense com a entrega de 300 novos ônibus à população. Os novos veículos, conhecidos como "Geladão", já começaram a circular por toda Belém, oferecendo mais conforto, tecnologia e acessibilidade aos usuários do transporte coletivo.
A entrega dos novos ônibus representa um avanço histórico na mobilidade urbana de Belém. Os novos veículos contam com ar-condicionado, Wi-Fi, elevadores para cadeirantes, espaços reservados para pessoas com deficiência, câmeras de monitoramento interno, sistema GPS e motores com padrão ambiental que reduzem a emissão de poluentes.
Além da modernização da frota, foi garantida a gratuidade do transporte público aos domingos e feriados para todos, contemplando ainda a linha urbana Mosqueiro/São Brás. A Prefeitura de Belém reafirma seu compromisso com a melhoria da mobilidade urbana, o respeito aos cidadãos e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte coletivo.
Saiba mais sobre os novos veículos, funcionamento e gratuidade:
1. Todos os bairros de Belém já estão sendo atendidos pelos novos ônibus?
Estão sendo trocados 300 ônibus de um frota atual que gira próximo de mil. Os novos veículos já estão circulando em Belém depois de serem submetidos ao processo de emplacamento, instalação de validadores e outras medidas necessárias para a operação.
Importante frisar que assuntos relacionados à distribuição de linhas e operação de trabalho são de competência do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).
2. Os novos ônibus têm cobrador? Como será feito o pagamento da passagem?
Os novos veículos não contam com cobradores. Para facilitar a operação e melhorar a experiência do usuário, será implementado um novo aplicativo de mobilidade que permitirá o pagamento totalmente digital das passagens, sem a participação de motoristas ou qualquer outro profissional. A iniciativa visa eliminar o uso de dinheiro físico e agilizar o embarque, reduzindo o tempo de espera e a sobrecarga sobre os motoristas.
3. Como é feita a fiscalização dos novos ônibus?
A fiscalização é realizada de forma intensa pelos agentes da Segbel e auxiliada pelo sistema de GPS instalado na frota, fortalecendo a ação de monitoramento e possibilitando mais controle sobre a circulação dos novos veículos. Os agentes fiscalizam as garagens e os finais de linha das empresas de transporte.
As fiscalizações são fortalecidas também com as denúncias formalizadas para o canal oficial da Segbel, a Ouvidoria: 91984154587 (telefone) e ouvidoria.semob@cinbesa.com.br (e-mail). O canal recebe denúncias como infrações de trânsito e falhas técnicas dos veículos.
4. E quanto aos ônibus antigos? Eles serão retirados de circulação?
Sim. A substituição gradativa dos veículos antigos está prevista dentro de um plano de modernização. O município de Belém, por meio do seu órgão fiscalizador do Sistema de Transporte Público, a Segbel, atua constantemente para exigir a melhor qualidade na prestação do serviço. No entanto, é de conhecimento geral que a frota de ônibus de Belém e da Região Metropolitana passou por um longo processo de precarização. Somente agora, com a maior renovação de veículos já realizada de uma só vez, esse processo começou a ser revertido — e a renovação deve continuar.
5. Vai ter ônibus de graça todos os domingos e feriados?
Sim. A gratuidade do transporte público de Belém aos domingos e feriados é uma realidade para a população. Inclusive, a linha urbana Mosqueiro/São Brás está contemplada. A medida já está em vigor e beneficia milhares de usuários, atendendo os municípios de Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara, uma vez que integram os itinerários da Região Metropolitana de Belém operados pelas empresas vinculadas ao Setransbel. O benefício da tarifa zero promove inclusão, mobilidade e acesso aos espaços públicos de Belém.