“O serviço foi aprovado. Vai melhorar muito agora porque a água vai começar a circular. Antes, ela ficava parada, mesmo sem chuva”, conta o vendedor Joel Ribeiro, 45 anos, morador da rua 27 de Setembro, no bairro da Terra Firme, em Belém. Ele se refere ao problema de alagamento recorrente que a comunidade enfrentava até a realização dos serviços de desobstrução, hidrojateamento e limpeza de bocas de lobo e poços de visita por agentes da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel).
A limpeza foi executada após um pedido de Joel e da esposa, Deusa Raquel Ribeiro, durante uma das ações do Protocolo Itinerante da Sezel, no evento “Belém por Elas”, ocorrido no fim de março, na Praça da República.
Desde o início da atual gestão da Prefeitura, uma das metas estabelecidas é a aproximação do poder público das comunidades. A Sezel tem focado em atender as demandas por meio da escuta ativa na sede do órgão, pela internet e durante eventos municipais.
Desde a criação do Protocolo Itinerante, cerca de 50 pedidos e atendimentos foram garantidos pela Secretaria no âmbito do projeto. As solicitações protocoladas incluem serviços como limpeza e desobstrução de redes, como a realizada na Terra Firme, retirada de lixo e entulho, roçagem, conserto e instalação de iluminação pública, manutenção asfáltica por meio da Operação Tapa-Buracos e serviços em necrópoles.
O pedido do casal Ribeiro foi feito em 29 de março. Na semana seguinte, em 7 de abril, uma equipe técnica da Sezel visitou a área e constatou que as obstruções eram maiores do que o esperado, com várias bocas de lobo danificadas ou entupidas.
O parecer técnico ampliou a área de atuação dos serviços, que foram executados no fim de abril e contemplaram as ruas Vitória Régia e Samaumeira, a avenida Perimetral e a própria rua 27 de Setembro, do início até a altura do Colégio Estadual Parque Amazonas. Cerca de dez caçambas, de oito metros cúbicos cada, com resíduos inertes e lama, foram retiradas das galerias.
Segundo Joel, o sofrimento da população com alagamentos era grande, e o contato com a água suja acumulada nas ruas era uma preocupação constante das famílias, que muitas vezes precisavam fazer os serviços por conta própria. “Eu até quebrei aquela tampa ali do bueiro justamente para tirar a terra, porque estava tudo entupido.”
A próxima ação do Protocolo Itinerante da Sezel será durante o Programa Belém pra Todos do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio, na Praça da República.
“Nós temos hoje, na Secretaria de Zeladoria, a possibilidade de receber denúncias através do site da Prefeitura, mas também durante as ações do Protocolo Itinerante. Estaremos sempre presentes nos eventos da Prefeitura para que a população tenha essa facilidade, essa possibilidade de conseguir um pronto atendimento e um contato direto com os servidores”, explica a secretária Thayta Martins, titular da Sezel.