Pesquisar

Educação no trânsito marca ação na Escola Inês Maroja na Sacramenta

Campanha Maio Amarelo leva palestras lúdicas e orientações para estudantes atuarem como multiplicadores da segurança no trânsito.
Foto: Ascom/SEGBEL
Educação no trânsito marca ação na Escola Inês Maroja na Sacramenta
Educação no trânsito marca ação na Escola Inês Maroja na Sacramenta

As orientações sobre segurança no trânsito ocorreram de forma lúdica e interativa para crianças e adolescentes

Aprendizado e cidadania marcaram a tarde dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Inês de Mendonça Maroja, no bairro da Sacramenta, nesta quinta-feira (22). A unidade recebeu ação da campanha Maio Amarelo, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), para promover a educação para o trânsito desde a infância.

A equipe de Educação para o Trânsito da Segbel realizou palestras e atividades interativas para ensinar cuidados essenciais no trânsito, como o uso correto da bicicleta, o respeito à sinalização e a forma segura de atravessar ruas, entre outros comportamentos que salvam vidas para crianças e adolescentes.

Os alunos ficaram atentos às dicas das agentes sobre segurança e tiraram dúvidas sobre situações que vivenciam no dia a dia - Crédito: Ascom/SEGBEL

Por meio de cartazes, jogos, perguntas e dramatizações, os estudantes participaram ativamente das dinâmicas. Um dos principais focos foi estimular as crianças a atuarem como multiplicadoras da informação: ao aprenderem sobre segurança no trânsito, são incentivadas a repassar o conteúdo para pais, irmãos e vizinhos.

“Aprender brincando é sempre mais fácil. Aqui a gente ensina que cada um tem um papel na construção de um trânsito seguro, inclusive as crianças, que podem orientar os adultos em casa e, principalmente, quando se tornarem condutoras”, destacou Karime Rodrigues, agente educadora de Trânsito da Segbel.

A atenção nas palestras e, sobretudo, a interação nas brincadeiras demonstraram o interesse das crianças pelo tema. “Aprendi que criança menor de 10 anos não pode andar na garupa da moto sem cinto de segurança. E que o motorista que fizer isso será punido, porque é contra a lei”, contou Daniel Dias, de 12 anos, aluno da escola.

“A gente entende a importância de as crianças aprenderem sobre esses assuntos, que são tão relevantes para a vida delas, especialmente porque muitos têm pais que andam de moto e circulam diariamente pelas ruas. Por isso, quando a palestra foi solicitada, aceitamos de imediato, pois é fundamental que eles aprendam, principalmente por meio dessas brincadeiras”, agradeceu Augusto Duarte, diretor da escola.

Além das atividades do Maio Amarelo, a ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Os técnicos promoveram rodas de conversa e distribuíram materiais educativos como parte da campanha Maio Laranja, de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de realizarem a aplicação de vacinas.

Relacionadas: