Pesquisar

Mulheres da ilha do Combu são beneficiadas com ações e serviços

Iniciativa da Secretaria da Mulher levou atendimentos em saúde, vacinação, nutrição e enfermagem; práticas de autocuidado, como design de sobrancelhas, corte de cabelo e massoterapia, além de orientações jurídicas e psicossociais para a população feminina da região
Foto: Jader Paes / Agência Belém
Mulheres da ilha do Combu são beneficiadas com ações e serviços
Mulheres da ilha do Combu são beneficiadas com ações e serviços
Mulheres da ilha do Combu são beneficiadas com ações e serviços
Mulheres da ilha do Combu são beneficiadas com ações e serviços
Mulheres da ilha do Combu são beneficiadas com ações e serviços

As mulheres atendidas contaram com diversos serviços de saúde, orientação jurídica, psicossocial e, também, autocuidado

A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu), levou mais uma edição do programa “Belém por Elas” para a ilha do Combu, onde atendeu mulheres moradoras de diversos furos e igarapés da região, nesta quinta-feira (29). As beneficiárias contaram com serviços como atendimentos em saúde de vacinação, nutrição e enfermagem; práticas de autocuidado, como design de sobrancelhas, corte de cabelo e massoterapia, além de orientações jurídicas e psicossociais. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o Centro Universitário Fibra e o Instituto Apoema foram parceiros na ação.  

População ribeirinha do Combu foi beneficiada com a iniciativa - Crédito: Jader Paes / Agência Belém

A pescadora Tereza Raquel Borges, de 31 anos, mora no Igarapé do Combu e foi a primeira a chegar ao espaço do restaurante Porto Combu, onde foram realizadas as atividades. Ela levou os dois filhos, Rian e Maitê, de cinco e três anos, para o evento. “Eu gosto muito quando tem esse tipo de ação, pois a gente recebe informações, fica sabendo do que está acontecendo e ainda consegue alguns serviços”, destacou. 

Logo no início da mobilização, a diretora executiva da Semu, Brenda Paes, deu as boas-vindas às participantes, apresentou os servidores e parceiros envolvidos e desejou que todas as mulheres pudessem ter um dia de “autocuidado e alegria”. “Nesta ação, todas vocês terão não apenas assistência em saúde, mas também orientação nutricional e práticas de relaxamento, entre outras. Nós sabemos que, muitas vezes, para nós, mulheres, é muito difícil tirar um momento para cuidar de nós mesmas, então, esse é o momento, é isso que a Semu deseja, que vocês possam encontrar na secretaria um ponto de apoio, conforme determinou o prefeito Igor Normando e a nossa secretária, Silvane Ferraz”, explicou. 

Equipe da Semu dá as boas-vindas às participantes - Crédito: Jader Paes / Agência Belém

A dona de casa Darlene Silva, de 35 anos, também é moradora do Igarapé do Combu, e foi mais uma a levar uma criança, o filho Denis, de dois anos, para fazer um corte de cabelo. “A gente, que é ribeirinho, precisa de muitas coisas, então, é bom saber que tem quem olhe pela gente, que não nos deixa abandonados”, frisou. 

Darlene Silva com o filho Denis, que participaram da ação - Crédito: Jader Paes / Agência Belém

A pescadora Ana Lúcia Rios, de 44 anos, também fez questão de ir até o local da ação, onde participou de roda de conversa, entre outras atividades. “É sempre bom a gente poder ter acesso às informações, aprender a lidar com as coisas da vida, ter orientação sobre os mais diversos assuntos”, resumiu.  

As mulheres atendidas participaram de uma roda de conversa com a psicóloga da Semu, Danielle Christo, que falou sobre a importância do autocuidado e fez alertas importantes sobre a violência contra a mulher. “A Semu oferece, rotineiramente, cursos de capacitação para mulheres, o que ajuda no ingresso do mercado de trabalho e na geração de renda, especialmente para aquelas que querem sair de uma situação de violência. Vamos ver quais daqui do Combu têm esse interesse para podermos cadastrá-las nos nossos cursos de capacitação”, informou. 

As mulheres atenidas contaram com diversos serviços de autocuidado - Crédito: Jader Paes / Agência Belém

As participantes também puderam contar com vacinação e realização de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, como sífilis e HIV, além de receberem métodos contraceptivos, como as camisinhas masculina e feminina. As crianças também tiveram espaço para brincar e socializar

Equipe da Semu na ilha do Combu - Crédito: Jader Paes / Agência Belém

 

 

TAGS:

Relacionadas: