Pesquisar

Gestores escolares discutem novas propostas para a Educação

Durante encontro de formação, a Secretaria Municipal de Educação apresentou novidades para a Rede Municipal de Educação, ouviu as demandas da escolas e tirou dúvidas de diretores e coordenadores.
Foto: Beatriz Sampaio/ ASCOM SEMEC
Gestores escolares discutem novas propostas para a Educação
Gestores escolares discutem novas propostas para a Educação
Gestores escolares discutem novas propostas para a Educação
Gestores escolares discutem novas propostas para a Educação
Gestores escolares discutem novas propostas para a Educação

Beatriz Morrone, secretária executiva pedagógica da Semec, destacou as novidades para a Rede Municipal de Educação.

A 2ª Formação de Gestores Escolares realizada pela  Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Belém (Semec) nesta semana, reuniu diretores, coordenadores de anexo e coordenadores pedagógicos para apresentar novas propostas para a educação do município, as equipes da secretaria e o trabalho que tem sido desenvolvido por cada setor, além das demandas trazidas pelos gestores.

Entre as novidades apresentadas, a Secretaria Executiva de Serviços da Semec anunciou a implementação de um formulário para coleta de dados e para diagnóstico operacional das escolas, para que os gestores respondam e indiquem as necessidades das unidades.

Diretores e coordenadores de toda Belém reuniram-se para momento formativo promovido pela Semec. - Crédito: Élida Miranda

Além disso, a Semec anunciou que cada escola a partir de agora terá um técnico de assessoramento pedagógico. “Um técnico de referência para apoiar a gestão pela aprendizagem e pelo desenvolvimento das nossas crianças”, afirmou a secretária executiva pedagógica da Semec, Beatriz Morrone.  

A Secretaria Executiva Pedagógica da Semec também apresentou aos gestores os novos parâmetros de qualidade da educação infantil na nossa rede. “Essa foi uma determinação do nosso prefeito Igor Normando, que a gente investisse cada vez na primeira infância, e hoje estamos com os gestores tratando sobre esses parâmetros e sobre como garantir que eles sejam cumpridos para o desenvolvimento dos nossos bebês e crianças pequenas”, explicou Beatriz Morrone.

Diretores e coordenadores pedagógicos puderam tirar dúvidas e trazer demandas das suas escolas para a equipe da Semec. - Crédito: Élida Miranda

Diálogo

Durante a programação, os gestores puderam em vários momentos tirar dúvidas e trazer as demandas das escolas da rede. Para os gestores, esse diálogo mais próximo e aberto é fundamental para a melhoria da qualidade da educação. “Sentia falta dessas formações, uma vez que elas abrangem nossos interesses e os da escola. É muito importante essa troca de saberes, esse diálogo com a equipe da Semec. As nossas demandas são muito grandes, enfrentamos muitos desafios constantes”, afirmou o gestor interino e coordenador pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil Cotijuba, Josué Mendes.

Flávia Siqueira, diretora da Emei Laís Fontoura Aderne, em Icoaraci, comenta que os encontros formativos são muito importantes para que os gestores possam se alinhar não só dentro da escola, mas ter uma percepção do todo. “Isso tudo nos ajuda para que a gente possa provocar mudanças necessárias no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Aqui a gente tem um olhar do todo. Por mais que a gente tenha demandas individuais, mas a gente consegue perceber as transformações, as mudanças, as melhorias que estão por vir e a gente consegue alinhar o que precisa ser direcionado de uma melhor forma e o que tá ok”, afirma.

Para Lorena Campos, diretora da Escola Jesus, Maria e José, a programação foi uma oportunidade de conhecer melhor a nova estrutura que a Semec apresenta e como solucionar as demandas das escolas. “Nós temos uma demanda que já vem de anos anteriores, que é uma questão estrutural, no telhado na escola. E hoje nós tivemos algumas respostas da Secretaria Executiva de Serviços e eu já vi como eu posso solucionar essa demanda, a quem procurar e os processos que devo fazer”, afirmou a gestora.

O secretário municipal de Educação, Patrick Tranjan, esteve presente na formação e explicou que o objetivo era justamente o de fazer uma série de alinhamentos com os diretores e tratar sobre o trabalho que deverá ser feito nos próximos meses para se garantir uma aprendizagem adequada.

“Falamos sobre os programas que a gente vai lançar na Secretaria, sobre a formação continuada dos professores, tiramos dúvidas dos diretores, mas principalmente ampliamos o entendimento das escolas sobre a estrutura da Secretaria, para que a Secretaria consiga apoiar de verdade as escolas, dando respostas rápidas e eficientes. A Secretaria de Educação só existe porque as escolas existem, e as escolas só existem porque nossos alunos existem. Então a gente precisa garantir que a Secretaria trabalhe para as escolas”, afirmou Tranjan.
 

Relacionadas: