Pesquisar

Servidores públicos são capacitados em gestão de Patrimônio

Treinamento visa corrigir inconsistências na elaboração da lista de bens públicos municipais inseridas no sistema integrado de informações da Prefeitura, contribuindo para a transparência e eficiência administrativa.
Foto: Ascom/Cinbesa
Servidores públicos são capacitados em gestão de Patrimônio
Servidores públicos são capacitados em gestão de Patrimônio

O analista de sistemas Paulo Campelo, da Belém Digital, um dos ministrantes do curso aos servidores da Prefeitura de Belém, mostra como funciona o módulo de Patrimônio no Sistema de Gestão Integrada de Informações Governamentais (GiiG).

Técnicos de 20 órgãos municipais participaram, durante dois dias, do curso de capacitação sobre o uso do sistema de Gestão Integrada de Informações Governamentais (GiiG), especificamente do módulo de Patrimônio mobiliário e imobiliário da Prefeitura de Belém.

O treinamento foi motivado após levantamento da Secretaria Municipal de Governo (Segov) apontar a ausência de muitos inventários, que deveriam ter sido elaborados e entregues ainda em 2024 pela gestão passada.

O inventário de Patrimônio público é um documento que lista todos os bens pertencentes a à Prefeitura de Belém, como equipamentos, móveis, imóveis, veículos, obras de arte e outros ativos.

“Nós percebemos que um dos motivos dos servidores não fazerem o inventário é porque não sabiam como fazer ou utilizar corretamente o GiiG. Assim, com esse treinamento, a Segov vai pode dar suporte maior para as outras secretarias, para que elas possam realizar os seus inventários, seus levantamentos e atualizações dentro do GIIG para saber o que realmente pertence [de Patrimônio] a cada uma”, explica Adrienne Esashika, chefe do Departamento de Patrimônio da Segov.

Com base no levantamento, a Segov solicitou à Belém Digital, a Companhia de Transformação Digital do Município de Belém, que formatasse um curso voltado para a operacionalização do módulo Patrimônio, abordando entre outros temas, o recebimento de bens, transferências, baixas e doações.

Durante o treinamento, realizado na terça-feira (2), e quarta (3), no auditório da Segov, no bairro do Marco, além da exposição sobre o funcionamento do módulo Patrimônio, os analistas Paulo Campelo e João Abdon, da Belém Digital, fizeram uma explanação geral sobre o GiiG, para que os novos usuários pudessem entender como é o compartilhamento de informações e as funcionalidades do sistema de Gestão Integrada.

“Para promover maior eficiência na gestão e controle dos bens do município, de forma segura e transparente, a Prefeitura de Belém conta com o Sistema GiiG, mantido pela Belém Digital e disponibilizado a todos os órgãos que compõem a administração municipal”, enfatiza Roberto Souza, gerente de sustentação de sistemas da Companhia.

“Como nós tivemos que fazer esse levantamento para saber como está o Patrimônio da Prefeitura, observamos que existem muitas incongruências [nos inventários], que precisariam ser sanadas ou atualizadas e no treinamento foi informado o passo a passo de como os novos usuários devem proceder para realizar certas movimentações dentro do módulo Patrimônio”, conclui Adrienne Esashika.

Relacionadas: