Pesquisar

Escola da Zona Rural de Mosqueiro ganha plantação de mudas nativas

Projeto "Jardim Botânico vai à Escola, da Semma levou palestra, dinâmicas educativas e plantação de mudas nativas para os alunos da Escola Maria Clâmides
Foto: Nenhum
Escola da Zona Rural de Mosqueiro ganha plantação de mudas nativas
Escola da Zona Rural de Mosqueiro ganha plantação de mudas nativas
Escola da Zona Rural de Mosqueiro ganha plantação de mudas nativas

Atividade marcou criação de um bosque na escola e intensificação da conscientização ambiental entre os alunos

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Educação do Campo, Maria Clemildes, receberam nessa quarta-feira, 4, a visita da equipe de fauna e flora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), como parte do projeto “Jardim Botânico vai à Escola”

O objetivo da programação, realizada pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Semma, foi o de dialogar com os estudantes e demais membros da comunidade escolar sobre a importância da preservação da flora nativa e da biodiversidade local. O evento contou com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que participou da programação construindo um “Bosque Escolar” com os estudantes, e apresentando a eles diversas mudas que são típicas da Amazônia

Ao longo de todo o dia, alunos, professores e demais trabalhadores da Escola assistiram a palestra e participaram de dinâmicas educativas com a temática do meio ambiente. De acordo com a professora Ana Célia, da Semma, é muito importante que os alunos aprendam desde criança sobre a importância da preservação da natureza. “Nós estamos no ‘Junho Verde’, que é uma campanha da Semma, então o evento tem tudo a ver com a temática desse mês. E a parceria da Embrapa hoje veio para somar. Nós trouxemos técnicos para falar sobre as espécies amazônicas e a importância de nós preservarmos a nossa cultura, não somente em Mosqueiro, mas em Belém como um todo”, explica a professora.

Alunos criam “Bosque Escolar”

Além das palestras e ações educativas, os estudantes colocaram a “mão na massa” e plantaram mudas nativas em inauguração ao “Bosque Escolar” da Maria Clemildes. A ação foi comandada pela professora Dra. Noemi Viana, pesquisadora da Embrapa. De acordo com Viana, o objetivo do Bosque foi apresentar aos alunos algumas espécies que são famosas na Amazônia, mas que muitos nunca viram pessoalmente. 

“Como o guaraná da Amazônia, a cuieira. Todo mundo usa a cuia para tomar tacacá, mas ninguém sabe de onde vem. A seringueira, com a questão do ciclo da borracha, o pau brasil, espécie que deu o nome ao nosso país. Então, esse valor cultural nós estamos plantando hoje, mas vamos deixar outras espécies para que os alunos possam enriquecer a arborização desse espaço tão bonito que é essa escola”, explica a professora. 

Enzo Gabriel, de 10 anos, é um dos alunos da Escola Maria Clemildes. Para ele, o dia de hoje foi muito significativo, pois ele e seus colegas aprenderam sobre a importância de se preservar o meio ambiente. “Nós temos que preservar o meio ambiente porque ele é muito importante para o oxigênio, os animais e as frutas. Hoje em dia é fácil encontramos animais, açaí, castanha e plantas, mas eu aprendi que se a gente destruir o meio ambiente não vamos mais encontrar esses elementos na natureza”, opina o aluno, que mora na comunidade da Bacabeira, em Mosqueiro.

Junho Verde

A ação na Escola Maria Clemildes integra a programação “Junho Verde”, promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). O projeto visa plantar mudas pela capital e seus distritos, além de promover o diálogo com a população sobre a importância da consciência ambiental.

A ação começou no dia 2 de junho, com atividade educativa e melhorias urbanas no bairro da Sacramenta. A iniciativa marcou o começo de um mês inteiro que será dedicado a tornar a cidade e seus distritos mais sustentáveis, com uma série de ações voltadas à preservação da natureza e ao envolvimento da comunidade.

Relacionadas: