Nesta Semana do Meio Ambiente, a Escola Municipal Casa Escola da Pesca (CEPE), em Outeiro, promoveu quatro dias de atividades incentivo ao cuidado e respeito à natureza. A programação culminou na manhã desta quinta (05), Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os estudantes participaram de oficinas de compostagem (decomposição natural de produtos orgânicos) e manuseio de mudas de plantas ornamentais realizadas pelo Ecomuseu da Amazônia da Escola Bosque.

A programação incluiu um mutirão de limpeza na área externa da escola, confecção de rede de pesca, Cine-pesca – com curtas brasileiros sobre temas ligados ao meio ambiente e a oficina “Educação do olhar”, do projeto Paneiro Luminoso, que tem à frente o fotógrafo e arte-educador Miguel Chikaoca.

Para o estudante Moisés Cabral, de 16 anos, aluno da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola da Pesca, a semana foi de grande aprendizado. “O bom é que vou levar pra nossa comunidade. Na oficina de compostagem, aprendemos muitas coisas novas e isso foi muito bom pra mim”, disse o estudante.

"A conscientização ambiental faz parte da metodologia da escola, sendo trabalhada ao longo de todo o ano letivo. As atividades buscam desenvolver nos alunos práticas sustentáveis aplicadas à realidade da nossa comunidade. Assim, a Escola da Pesca forma cidadãos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente", declarou Cleomara Paraense, coordenadora pedagógica da Escola da Pesca.
Casa Escola de Pesca
A Casa Escola da Pesca atua com o tripé pedagógico Educação de Jovens, Adultos e Idosos; Ensino Profissionalizante (na área de Recursos Pesqueiros) e Pedagogia da Alternância – que proporciona aos estudantes, vivências pedagógicas pautadas em suas próprias realidades integradas ao currículo escolar.