Começa no dia 19 de agosto mais uma edição do Marahu Lab, evento que há cinco anos promove formação de profissionais do setor audiovisual para desenvolvimento e formatação de projetos de cinema e televisão. A programação de 2025 é gratuita e vai até 22 de agosto no Centro Cultural do Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Entre rodadas de negócios, palestras, painéis e exibições de filmes, o evento deste ano integra a proposta do laboratório que reforça o compromisso com a força das narrativas amazônidas.
A mesa de abertura terá como tema a produção independente no Pará, remontando aos últimos 25 anos do audiovisual no Estado e contará com a cineasta Agarby, o também cineasta Rodrigo Antonio, a diretora, roteirista e fotógrafa Jorane Castro e o cineasta paraense da Marahu Filmes, Fernando Segtowick.
Interessados poderão se inscrever na oficina de Pós de Som e para as três masterclasses: “Distribuição de Curtas”, com Luciana Damasceno e Daniel Jaber, da Cardume Curtas; “Distribuição Digital e Economia Criativa na Amazônia”, com Alexandre Agra, da Sommos Amazônia e “Produção de Elenco para Audiovisual”, com Francisco Accioly, da TV Globo.
Haverá ainda painéis sobre supervisão de som e desafios da animação na Amazônia, entre outros. Ao longo do evento serão realizadas rodadas de negócios com players do mercado audiovisual nacional e pitching para projetos de documentário e ficção. Todas as programações são abertas e presenciais no Sesc Ver-O-Peso e alguns painéis e masterclasses contarão com transmissão ao vivo pelo youtube da Marahu Filmes (www.youtube.com/marahufilmes). Interessados podem se inscrever gratuitamente no site www.marahu.com.
O Marahu Lab é promovido pela Marahu Filmes, foi contemplado via Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale.
Confira a programação completa do Marahu Lab 2025.
19/08 - Terça-feira
14h às 17h – Oficina de Pós de Som
Com Mario Di Poi (Inputpost)
15h30 às 17h – Mesa de abertura “Produção Independente: os últimos 25 anos do Audiovisual Paraense”
Com a cineasta Agarby, o também cineasta Rodrigo Antonio, a diretora, roteirista e fotógrafa Jorane Castro e o cineasta paraense da Marahu Filmes, Fernando Segtowick
Com transmissão ao vivo
17h às 19h – Masterclass “Distribuição de Curtas”
Com Luciana Damasceno e Daniel Jaber (Cardume Curtas)
Com transmissão ao vivo
20/08 - Quarta-feira
14h às 17h – Oficina de Pós de Som
Com Mario Di Poi (Inputpost)
17h às 19h – Painel “Supervisão Musical para o Audiovisual”
Com Mario Di Poi (Inputpost), Marcel Arêde (Ampli Criativa) e Márcia Xavier (União Brasileira de Compositores - UBC), com mediação de Thiago Pelaes (Marahu Filmes)
19h às 20h – Exibição de curtas paraenses
21/08 - Quinta-feira
9h às 12h – Rodada de Negócios
10h às 12h – Masterclass “Distribuição Digital e Economia Criativa na Amazônia”
Com Alexandre Agra (Sommos Amazônia)
14h às 17h – Rodada de Negócios
14h às 17h – Oficina de Pós de Som
Com Mário Di Poi (Inputpost)
17h às 19h – Painel “Oportunidades e Desafios da Produção de Animação no Brasil”
Com Aline Belli (Belli Studio), Andrei Miralha (Estúdio Iluminuras) e Thaly Chrys (Coletivo de Animação Luzko Fuzko), com mediação de Fernando Segtowick (Marahu Filmes)
Com transmissão ao vivo
22/08 - Sexta-feira
9h30 às 12h – Pitchings dos projetos de documentário
13h às 15h30 – Pitchings dos projetos de ficção
15h30 às 16h30 – Encerramento e premiação dos projetos dos pitchings
17h às 19h – Masterclass “Produção de Elenco para o Audiovisual”
Com Fernando Accioly (TV Globo)
19h às 20h – Exibição do telefilme “Vatapá ou Maniçoba?” (co-produção Globo Filmes)