Durante a COP 30, a Vibra, maior plataforma multienergia do país, levará até o dia 21/11, a impactante Loja de Inconveniência à Casa Brasil Belém 2025, espaço onde serão discutidas ações para um futuro mais verde e inclusivo para todos.
A iniciativa transforma o conceito tradicional de loja de conveniência em uma experiência imersiva e provocadora, que convida o público a refletir sobre um tema urgente: a violência sexual contra crianças e adolescentes. Em vez dos produtos comuns do dia a dia, os visitantes se deparam com dados reais e verdades incômodas que escancaram a gravidade desse crime silencioso, e um chamado à ação, por meio da denúncia pelo Disque 100, para que cada pessoa se torne parte da mudança.
“A Loja de Inconveniência é um convite à ação. A Vibra reafirma seu papel como agente de transformação social, usando a força da marca e sua presença em todo o país para dar voz a uma causa que não pode mais ser ignorada. É hora de romper o silêncio e transformar indignação em atitude. A mensagem é clara e urgente: agir e denunciar é o primeiro passo para proteger nossas crianças e adolescentes”, destaca Ernesto Pousada, CEO da Vibra.
Desde o seu lançamento, em março deste ano, a instalação já esteve presente em eventos como Web Summit, Festival Rede Mulheres Empreendedoras e 16º LASE (Líderes Ambientais no Setor de Energia), impactando mais de 10 mil pessoas, uma ação que transforma informação em empatia para mobilizar a sociedade.
No Brasil, oito crianças ou adolescentes são vítimas de exploração sexual a cada hora, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. A subnotificação é alarmante: apenas 8,5% dos casos chegam a ser denunciados (IPEA - 2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias federais (Mapear 2023/2024).
Para ampliar o alcance dessa causa, foi lançado em março deste ano o Movimento Violência Sexual Zero, iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, a Childhood Brasil e o Instituto Liberta, com o apoio da Vibra. O movimento atua em rede para promover informação qualificada, sensibilizar lideranças e estimular práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos e comunitários. Cerca de 200 organizações já aderiram à iniciativa, o que reforça o papel transformador que o setor privado e as organizações da sociedade civil podem e devem exercer na proteção da infância e da adolescência. Empresas interessadas em fazer parte dessa mobilização nacional podem aderir ao Movimento clicando aqui.
Serviço Loja de Inconveniência:
Horário de funcionamento: 12h às 21h
Endereço: Casa Brasil Belém 2025 - Praça Waldemar Henrique, próximo às Docas de Belém
Entrada Gratuita
Resgate gratuitamente o seu ingresso para a Casa Brasil clicando aqui.