Pesquisar

Ex-alunos destacam importância do Cursinho Municipal para aprovação no Enem

Foto: Oswaldo Forte
Ex-alunos destacam importância do Cursinho Municipal para aprovação no Enem
Ex-alunos destacam importância do Cursinho Municipal para aprovação no Enem
Ex-alunos destacam importância do Cursinho Municipal para aprovação no Enem
Ex-alunos destacam importância do Cursinho Municipal para aprovação no Enem

Universitário do curso de Direito da UFPA, José Arthur Meirelles também conseguiu entrar na universidade, através do Pré-Vestibular Municipal.

"Neste momento é importante se doar, não se cobrar e nem pressionar tanto. Estar com a família é primordial, evitando estresse ou qualquer coisa que tire o foco”. A declaração é do estudante de Medicina, Alan Luz, de 20 anos, ex-aluno do Cursinho Pré-Vestibular Municipal da Prefeitura de Belém. As dicas do universitário reforçam os cuidados que os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) devem ter para as provas marcadas para os dias 04 e 11 de novembro.

Alan, que já cursou Biomedicina na Universidade Federal do Pará (UFPA), decidiu trancar a matrícula no ano passado e estudar um pouco mais para realizar a prova do Enem e tentar uma vaga em Medicina. “Fazia o curso de Biomedicina, não estava gostando e resolvi trancar. A minha família ficou receosa, pois eu já estava na universidade, mas acabaram me apoiando”, conta.

O jovem fez a prova para ingressar no Pré-Vestibular Municipal e conseguiu a vaga. No curso, ele encontrou uma boa estrutura e a disponibilidade de um excelente corpo docente. A recompensa veio no início deste ano, com a divulgação do resultado da UFPA, onde Alan obteve a pontuação de 940 pontos na prova de redação que vale mil pontos. O bom destaque trouxe a aprovação no curso de Medicina. “Agradeço aos professores e toda equipe. Foi um prazer fazer parte do Cursinho Municipal”.

Alan Luz foi um dos 450 estudantes do Pré-Vestibular de Belém que disputaram uma vaga na universidade no ano passado. Em 2017, a instituição conseguiu aprovar 352 alunos, alcançando uma taxa de 75% de aprovação.

Para o coordenador pedagógico do Pré-Vestibular, Yves Barradas, a qualidade do cursinho pode ser igualada com as instituições particulares. “É um cursinho voltado para alunos de escola pública com todo um aparato. É um ambiente com qualidade e professores conceituados. A carga horária altíssima de aula durante a semana, aos sábados, domingos e feriados, contribui para as aprovações” ressalta.

Yves também destaca os cursos com maiores aprovações. “Nós temos muita aprovação em pedagogia, licenciatura em modo geral, engenharia e alguns cursos na área da saúde”.

Universitário do curso de Direito da UFPA, José Arthur Meirelles também conseguiu entrar na universidade, através do Pré-Vestibular Municipal. Morando com a avó, o estudante se inscreveu no cursinho no ano passado e a questão financeira pesou na escolha. “Os cursinhos mais baratos custavam de 200 a 300 reais. Foi então que vi uma propaganda do cursinho e decidi tentar uma vaga”, lembra Meirelles. “O quadro de professores é excelente”, pondera.

Apesar da vaga no curso, o jovem ainda fica dividido com a escolha da profissão. “Sempre fiquei entre Medicina e Direito, mas acabei passando em Direito“, ressalta o universitário, que elogia e indica o Cursinho Municipal. “Os professores sempre estavam dispostos a ajudar os alunos a qualquer momento. É um local excelente para a aprendizagem”, completa.

ENEM 2018

Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos para fazer neste domingo, 04, a primeira prova do Enem. A avaliação será aplicada em 1.725 municípios brasileiros.

Em cinco horas e trinta minutos de duração, os estudantes terão de resolver 45 questões de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e outras 45 de Ciências Humanas, que agrega as disciplinas de Geografia e História, além da redação.

Já no próximo domingo, 11, será a vez das 90 questões de Ciências da Natureza, segmento que compreende Física, Química e Biologia, além de Matemática. O segundo dia de provas tem cinco horas de duração.

CURSINHO MUNICIPAL 

O Pré-Vestibular Municipal da Prefeitura de Belém foi criado em 2015, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semec) e de Administração. O cursinho atende de forma gratuita alunos que estudaram em escola pública. Atualmente, cerca 1.200 estudantes integram o cursinho, localizado na avenida Alcindo Cacela, nº 2144, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado.

Nesta sexta-feira, 02, feriado de Finados, o Cursinho irá funcionar nos turnos da manhã e tarde para revisão de conteúdos e no sábado, 03, véspera da primeira prova do Enem, os professores vão ter a oportunidade de tirar as últimas dúvidas dos candidatos ao exame.

 

LEIA TAMBÉM:

Especialistas de saúde dão dicas de preparação para as provas do Enem

Cursinho Pré-Vestibular Municipal torna-se referência na preparação para o Enem

Confira dicas para uma redação nota mil no Enem 2018

Relacionadas: