As ações do projeto Rua de Todos, realizado pela Prefeitura de Belém desde agosto deste ano, tiveram o horário alterado para melhor atender a seus frequentadores. O público que visitou o espaço livre na tarde de ontem, 18, já circulou na pista central da avenida Visconde de Souza Franco em novo horário, das 15h às 21h.
No perímetro entre a avenida Marechal Hermes até a rua Cônego Jerônimo Pimentel as pessoas puderam passear, praticar esportes e se divertirem, com opções de cama elástica e brinquedos para as crianças e praça de alimentação. O casal de advogados Cora e Afonso Lins tiraram a tarde para uma caminhada pela Doca. “Sempre acompanhamos aqui a Rua de Todos e parabenizamos a Prefeitura por essa iniciativa. É uma confraternização bonita de se ver. Uma oportunidade segura para transitar nesse espaço”, Cora avalia. “Eu acho ótimo. Belém precisa de espaços como esse. Espero que seja permanente”, completa Afonso.
O projeto é uma opção também para toda a família, como é o caso do economista Cícero Quirino, que levou três gerações de seus familiares para um passeio. “Eu já conhecia essa iniciativa de outras cidades e acho muito bom que aqui também tenha. É mais uma opção de lazer para trazer o neto, esposa, filho, todo mundo”, conta o pernambucano, que mora em Belém há 30 anos. O público no espaço foi variado, de famílias com crianças e animais até grupo de patinadores.
A avenida também funcionou como palco para o ensaio de coreografias. “Nós somos um grupo de dança de cover de k-pop, que é o pop coreano, e a gente veio aqui para ensaiar”, apresenta o estudante Mikah Imbelloni. Com quatro integrantes, o grupo se beneficia do projeto Rua de Todos para colocar em dia os passos de dança. “Aqui é um bom ponto para a gente poder ensaiar, é seguro. Tanto a gente quanto os outros grupos”, acrescenta a estudante Ludmilla Paiva.
O som que embalava o ensaio saía do celular de Léo Nunes, que aprovou a iniciativa da Prefeitura de Belém. “Ter um espaço como esse faz com que a gente possa usufruir melhor a cidade”, avalia. Colega de grupo, a estudante Eline Thami completa: “é interessante abrirem esse espaço para as pessoas fazerem várias coisas, esportes, exercícios. Em uma rua fechada dá para fazer bastante coisa e com segurança”.
Uma opção para quem estava em busca de diversão, comida e bebida foram os food trucks instalados na extensão do espaço destinado ao projeto. As opções iam de pastel a açaí. O estudante Raimundo Junior aproveitou a participação em um campeonato no Ginásio Maestro Altino Pimenta para visitar o Rua de Todos pela primeira vez. “Ficar aqui ao ar livre e ter esse espaço para lazer e comer é muito bom”, disse. A praça de alimentação é montada todos os domingos para atender crianças e adultos.
A segurança e organização do público do Rua de Todos e daqueles que passavam pelo entorno da Doca ficou por conta de agentes da Guarda Municipal de Belém e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que trabalharam no ordenamento do trânsito. O projeto Rua de Todos é realizado todos os domingos, das 15h às 21h, na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto.