Pesquisar

Campanha alerta homens para o cuidado com a saúde

Foto: Adriano Magalhães - Comus
Campanha alerta homens para o cuidado com a saúde
Campanha alerta homens para o cuidado com a saúde

Durante todo o mês a Sesma vai intensificar a realização doexame Antígeno Prostático Específico (PSA) na rede municipal.

Considerado o segundo câncer mais comum na população masculina em todo o mundo, o câncer de próstata é uma doença silenciosa e quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais.  Visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença, a Secretaria Municipal de Saúde adere mais uma vez ao movimento internacional “Novembro Azul”, com programações especiais em Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da Família durante todo o mês.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2016 são estimados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. “Hoje não podemos falar apenas do câncer de próstata, mas também de outros que atingem os homens, como câncer do pênis e de testículo. Por isso, a nossa campanha também estará direcionada para estes tipos de câncer e a outras doenças agravantes, como diabetes e hipertensão”, ressalta a coordenadora da referência técnica da saúde do homem da Sesma, Mariza Nogueira.

O Dia D da campanha na rede municipal de saúde está marcado para 17 de novembro, às 14h, na Unidade Municipal de Saúde da Tavares Bastos.  No entanto, durante todo o mês, serão intensificadas as realizações do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites, encaminhamento para ultrassonografia da mama e outros. Assim como oferecimento de palestras e rodas de conversa com temas que envolvem os diversos tipos de câncer, a participação do homem durante o pré-natal, a sexualidade no homem idoso e também na gestação.

Os homens devem ficar atentos aos sintomas mais comuns do tumor, que são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. “Para o diagnóstico precoce da doença, orientamos que homens a partir dos 50 anos procurem os serviços de saúde para realização dos exames de rotina. Já para aqueles com histórico de câncer na família, este cuidado deve iniciar aos 40 anos”, explica Mariza.

Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2015) apontam que dos 6.141 homens, 31%  ainda não têm o hábito de ir ao médico. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam. Para o secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, a campanha é um momento de conscientizar estes homens. “O Novembro Azul é realizado para mostrar a nós homens que procurar os médicos com frequência não é sinal de fragilidade, mas demonstração de amor e cuidado com a nossa vida”, enfatizou.

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com duas unidades polos para esse atendimento:  UMS Cremação e UMS Tavares Bastos, sendo que a UMS Tavares Bastos oferece a disponibilidade do quarto turno (das 17h às 23h). “A nossa meta é ampliar o atendimento no quarto turno para 14 UMSs”, completou o titular da Sesma.

 

TAGS:

Relacionadas: