A partir do próximo dia 5 de dezembro, o distrito de Icoaraci recebe, pelo segundo ano consecutivo, o projeto “Natal na Rede”, uma realização da prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do governo do Estado. A iniciativa vai levar apresentações teatrais com moradores de rua e outras programações culturais a oito bairros do distrito.
Na noite desta terça-feira, 22, o projeto foi apresentado para a comunidade de Icoaraci. A coordenação geral é da Adic, com a participação da Rede Intersetorial, formada por igrejas, empresários e grupos organizados. Um dos principais objetivos da ação, que integra a gestão pública com a sociedade civil organizada, é chamar a atenção para a realidade do morador em situação de rua.
Neste ano, além do auto de Natal que envolve pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), o projeto também realizará cortejos natalinos em oito bairros de Icoaraci (Campina, no dia 5; Tenoné, no dia 7; Parque Guajará, no dia 9; Águas Negras, no dia 12; Agulha, no dia 14; Ponta Grossa, no dia 16; Paracuri, no dia 19 e, no dia 21, o bairro Maracacuera). Nesse sentido, a apresentação da iniciativa à comunidade teve como intuito convocar possíveis parceiros para participar na execução da programação.
Para o agente distrital de Icoaraci, Armando Tavares, o “Natal na Rede” vai permitir a confraternização e a integração entre os moradores do distrito. “Iremos ao encontro de cada morador. Será momento de levar a alegria do Natal para cada bairro. Iremos contar com a solidariedade de várias empresas da Rede Intersetorial que nos ajudarão a fazer o evento”, explicou.
Já a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, destaca que este é o momento para que a sociedade se aproxime ainda mais da realidade do morador de rua, que passa por situações adversas. “O ‘Natal na Rede’ tem o sentido de mostrar para a comunidade o cotidiano desses moradores, para que ela (a sociedade) possa enxergar o morador de rua não como intruso, mas como alguém que precisa de atenção”, ressaltou.
Adriana acrescentou ainda que o projeto também demonstra a preocupação da gestão municipal com os moradores em situação de rua, os quais são atendidos no âmbito do município através de dispositivos como o Centro POP e a Casa Abrigo para Moradores Adultos de Rua (Camar) I e II. “A Prefeitura de Belém tem tido esse zelo com o morador de rua sabendo que ele pode ir além. Temos que dar visibilidade a esse trabalho social e mostrar o que cada um deles pode fazer”.
Programação – O “Natal na Rede” acontece de 5 até 22 de dezembro. As atividades começarão com visitas aos oito bairros, até o dia 21. No dia 22, na concha acústica, localizada na travessa do Cruzeiro, o projeto atinge sua culminância com o auto de Natal e demais apresentações culturais.
O espetáculo reúne 25 pessoas atendidas pelo Centro POP e Caps de Icoaraci, além de equipe técnica e figurantes. A peça é dirigida por Paulo Fonseca e faz uma mistura de passagens bíblicas que narram o nascimento de Jesus com o dia a dia dos moradores. “Criamos um link entre nascimento de Jesus e o cotidiano de cada um deles, e assim surgiu a peça. A ideia principal é que a sociedade perceba o morador como o ser humano que ele é”, pontuou Paulo.
Para Sílvio Sousa, atendido há um ano e quatro meses pelo Centro POP, o auto de Natal é uma grande oportunidade de mostrar o morador de rua como realmente é, além de destacar o atendimento promovido no centro. “Quem for assistir poderá compreender melhor o que o morador passa e saber do acolhimento que recebemos no centro. Eu me sinto um privilegiado por ser atendido, o que me faz conhecer pessoas, lugares e que está me transformando num novo ser”, enfatizou.