O Cine Olympia, referência do circuito alternativo do audiovisual em Belém, está com extensa programação para o mês de dezembro. Serão festivais, mostras, projetos e outras exibições para movimentar o espaço. O destaque deste mês é o filme mudo “Intolerância”, lançado há 100 anos, em 1916.
Conhecido por ser um espaço democrático, o Cine Olympia abre a sala de exibição para festivais, mostras de curta metragens, mostra Carlos Saura e também para o cinema israelense. Em Belém, o cinema é o único com entrada franca, o que para Marco Antônio Moreira, responsável pela programação, é um dos principais atrativos. “O chamado circuito alternativo é fundamental. O cinema não é só a parte comercial. Tem pessoas que compreendem que o cinema é um mecanismo de reflexão e discussão, mas, cada vez menos filmes e curtas têm espaço no cinema comercial. Então, é importante que o público paraense valorize este espaço. Teremos uma programação bem diversificada, com muitos gêneros para de fato agradar o público que prestigia o espaço durante o ano inteiro”, ressalta Marco.
O clássico do cinema mudo “Intolerância” será exibido dentro do Projeto Cinema e Música, em parceria do Instituto Carlos Gomes. O épico de três horas e meia de duração do diretor D. W. Griffith, apresenta quatro linhas narrativas desenvolvidas paralelamente ao longo de 2.500 anos.
O projeto Cinema e Música existe há três anos com o objetivo de ser uma homenagem ao cinema sem som, além de ser um resgate ao período em que os filmes eram exibidos com o acompanhamento de um músico, entre os anos de 1912 e 1930, no cine Olympia.
“O público gosta muito deste projeto, sempre que temos filmes de comédia ou terror, gêneros típicos do cinema mudo há uma grande procura. Fico feliz por conta da importância que tem o cinema mudo, percebo sempre um público novo. O projeto evidencia essa importância do cinema mudo e resgata também essa tradição antiga do próprio cinema”, conta Marco.
Outro destaque do mês fica com a Mostra de Cinema Israelita, em parceria com o Centro Israelita do Pará com seis filmes inéditos produzidos nos últimos seis anos. “A importância das parcerias é mostrar para o público paraense estes grandes filmes de outras cinematografias que, de forma recorrente, não alcança o grande público. A gente espera que o público se interesse por essas produções do reconhecido cinema israelense”, encerrou Marco.
Confira abaixo a programação de dezembro:
Dia 03/12:
Abertura “Dança Pará”
“Carmen” - Classificação 14 anos
Sinopse: Uma trupe de dançarinos de flamenco está ensaiando uma nova apresentação. Antonio, o coreógrafo da equipe se apaixona por Carmen, a bailarina principal - tirando o foco do resultado final.
Sessão: a partir das 17h30
De 04 a 07/12:
“4 Dias em Maio” - Classificação: 14 anos
Sinopse: Quatro dias antes do fim da Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados russos ocupa um orfanato na costa do mar Báltico, próximo a um dos últimos focos de resistência do exército alemão. Na praia, soldados alemães planejam desertar para a Dinamarca. O fim da guerra é aguardado pelos dois grupos, mas um órfão alemão, doutrinado pelo nazismo, deseja que o conflito persista dos dois lados. Apoio: Instituto Goethe/SP.
Sessão: Terça a Sábado: 18h30; Domingo: 17h30
- Mostra Carlos Saura
Apoio: Escola de Teatro e Dança da UFPA.
Dia 08/12:
“Bodas de Sangue” - Classificação: 14 anos.
Sinopse: Baseado na peça homônima de Federico Garcia Lorca, Bodas de Sangue é um verdadeiro tributo de Carlos Saura a uma de suas maiores paixões, a dança. Este é o primeiro filme de sua trilogia, que conta ainda com Carmen, de 1983, e Amor Bruxo, de 1986. Conta a história de dois jovens apaixonados que são impedidos pelas suas famílias de ficarem juntos. O reencontro acontece justamente no dia do casamento da jovem com um outro homem. Um trágico destino selará este triângulo amoroso, retratado com a magia de uma das maiores expressões de arte da Espanha: a dança flamenca.
Sessão: 17h30
Dia 09/12:
“Carmen” – Classificação: 14 anos.
Sinopse: Uma trupe de dançarinos de flamenco está ensaiando uma nova apresentação. Antonio, o coreógrafo da equipe se apaixona por Carmen, a bailarina principal - tirando o foco do resultado final.
Sessão: 18h30
Projeto Cinema e Música - Parceria: Fundação Carlos Gomes. (exibição de filme mudo com acompanhamento musical do Pianista Paulo José Campos de Melo)
Dia 10/12:
“Intolerância” (1916) - Classificação: 10 anos.
Sinopse: A intolerância vista e analisada em quatro diferentes estágios da História: na Babilônia, onde uma garota vê-se entre o ódio religioso, levando uma cidade à ruína; na Judéia, onde os hipócritas condenam Jesus Cristo; na Paris de 1572, no Massacre da Noite de São Bartolomeu; e, finalmente, na América, onde reformadores acabam com a vida de um jovem casal.
Sessão: 17h.
Continuação da Mostra Carlos Saura
Dia 11/12:
“Amor Bruxo” – Classificação: 14 anos.
Sinopse: Candela e José foram prometidos por seus pais em casamento desde crianças. Quando adultos, eles se casam apaixonados, e durante a festa de comemoração, José morre apunhalado numa briga. Carmelo é acusado da morte e preso. Candela passa a se martirizar e toda a noite vai ao local do crime em busca de visões do seu marido.
Sessão: 17h30
Dia 13/12:
“Tango” – Classificação: 14 anos.
Sinopse: Mario, autor e diretor teatral, está em crise. Abandonado pela mulher, refugia-se nos ensaios de um espetáculo que prepara, sobre o tango. Angelo Larroca, mafioso produtor e bailarino frustrado, sugere a Mario que dê o papel principal sua protegida. Impressionado com o talento e beleza da jovem, ele se torna seu amante.
Sessão: 17h30
Dia 14/12:
“Flamenco” – Classificação: 14 anos.
Sinopse: Documentário musical sobre uma apresentação de dança Flamenca por uma trupe de dançarinos de uma mesma família.
Sessão: 18h30
Projeto Curta Olympia
De 15 a 18/12
“Morgana” (Direção: Jenny Uchôa) – Classificação: 12 anos.
Sessão: 18h.
Mostra de Filmes Israelita - Apoio: Centro Israelita do Pará/Confederação Israelita do Brasil
Dia 15/12
“O Verão de Aviya” – Classificação: 14 anos.
Sinopse: Aviya é uma menina de 10 anos. Sua mãe, Henya, é sobrevivente de um campo de concentração. Assombrada por suas memórias, a mãe tornou-se emocionalmente instável. A situação das duas não é fácil, mas Aviya está obcecada por encontrar o pai desaparecido, fantasiando que, caso seu pai retorne, todos os seus problemas desapareceriam e a família voltaria a ficar completa.
Sessão: 18h30min
Dia 16/12
“Sob a Árvore de Domim” – Classificação: 14 anos.
Sinopse: O Verão de Aviya, que também está em exibição na mostra. Conta a história dos anos que Aviya passou no internato e as relações entre os estudantes sobreviventes do Holocausto e aqueles que nasceram em Israel.
Sessão: 18h30min
Dia 17/12
“Mabul” – Classificacção: 14 anos.
Sinopse: Yoni (Yoav Rotman) é um jovem de treze anos de idade que leva uma vida complicada: ele sofre bullying na escola porque é pequeno, fraco e tem voz fina e também sofre pressão por causa da proximidade de seu Bar Mitzvá, uma cerimônia religiosa judaica que qualifica o jovem judeu como um membro maduro de sua comunidade. Como se tudo isso não bastasse, Yoni tem uma surpresa quando chega em casa, certo dia: seu irmão, Tomer (Michael Moshonov), retorna à casa após ter sumido por algum tempo.
Sessão: 18h30min
Dia 18/12:
“As Aparências Enganam” – Classificação: 16 anos.
Sinopse: Ya’ara, 24 anos, é atraente, independente e começou seu doutorado em Matemática em Princeton. Ya’ara também é cega. Quando fica sabendo do suicídio de sua prima Talia, sua melhor amiga, ela resolve voltar para Israel para o Shivá (sete dias de luto). É então que conhece os segredos de Talia, embarcando numa investigação para descobrir a razão do seu suicídio.
Sessão: 17h30min
Dia 20/12
“Aviva, meu amor” – Classificação: 14 anos.
Sinopse: Aviva é uma pobre chef que trabalha num hotel e cujo sonho está prestes a se tornar realidade. Através de sua irmã, Anita, ela conhece Oded, um escritor respeitado que promete transformá-la numa escritora famosa também. Mas sua maneira de concretizar seu sonho acaba mudando a sua vida e a de sua família.
Sessão: 18h30min
Dia 21/12
“Fim do mundo a esquerda” – Classificação: 16 anos.
Sinopse: Nos anos 1960, uma família indiana se muda para um bairro deserto no Sul de Israel. Ali, a filha mais velha começa uma grande amizade, que acaba se tornando um romance, com uma adorável garota francesa.
Sessão: 18h30min
De 22 a 30/12:
“A vida dos outros” – Classificação: 16 anos.
Sinopse: Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder.
Sessão: Terça a Sábado: 18h30. Domingo: 17h30
Dia 23/12 (Programação de Natal)
“A felicidade não se compra” – Classificação: 14 anos.
Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, mandado Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.
Sessão: 18h30