A galeria do Museu de Arte de Belém (Mabe) foi o local escolhido para o lançamento do livro “Lundu - Canto e Dança do Negro no Pará”, nesta quarta-feira, 30. O livro reúne anos de pesquisa do historiador Vicente Salles, um dos principais nomes da cultura paraense.
Natural de Igarapé-Açu, nordeste do Pará, Vicente Salles faleceu em 2003. Escritor, atuou também como antropólogo e folclorista. Sua obra, como destaca a violinista e viúva de Vicente, Marena Salles, é resultado de uma vida de pesquisa e que reúne materiais ainda do período colonial sobre a influência do negro na música.
“Com toda certeza ele iria ficar em uma alegria e felicidade muito grande, porque ele sempre dizia que cada livro é um filho que nascia. Esta obra, como ele também nos fala, encerra sua pesquisa do negro no Pará, para que outros dêem continuidade. Vicente neste livro consegue chegar até a raiz africana, o que resultou no Lundu”, destaca Marena que conviveu com o escritor durante 38 anos e autografou os livros durante o lançamento.
Entre as obras de Vicente destacam-se também "O negro no Pará sob regime de escravidão" e "Memorial da Cabanagem: esboço do pensamento político-revolucionário no Grão-Pará", que mostra a evoolução social na história do negro no Pará.
Para Jonas Arraes, organizador do livro Lundu, Salles representa uma pesquisa profunda sobre o negro, sendo um grande instigador do assunto. “O Lundu representa, através deste livro, o gênero ‘mater’, o gênero matriz de vários outros da música popular brasileira. Ele aborda a história e a presença do lundu na Amazônia, que remete a tempos coloniais”.
Para Dora Lúcia Ribeiro, diretora do Mabe, “é uma honra receber uma das obras de Vicente Salles". Segundo ela, é importante que o espaço seja disseminador, de arte, cultura e história. "Fazemos questão de ser essa ponte entre as pessoas e atividades culturais”, disse.
O público da noite de lançamento do livro também prestigiou o show musical de Nanna Reis, Renata Beckman, Jonny Lobato e Douglas Dias, que interpretaram músicas e arranjos do ritmo Lundu.