Dezenas de homens, servidores de diversas secretaras municipais; representantes da Marinha; Corpo de Bombeiros e Polícia Civil participaram, na manhã desta quarta-feira, 06, da programação oferecida pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), em parceria com a Associação Voluntária de Apoio à Oncologia (Avao), em alusão à mobilização mundial pelo fim da violência contra a mulher. A campanha “Laço Branco” faz parte da programação realizada durante os “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que acontece desde 1991, visando à erradicação desse tipo de violência e a garantia dos direitos humanos para mulheres que sofrem algum tipo de agressão. No Brasil, a programação inicia-se no dia 20 de novembro e encerra em 6 de dezembro.
“Colocar-se no lugar do outro, independentemente do gênero; ter sensibilidade, empatia e respeito. Acho que são características primordiais para que a relação entre o homem e a mulher seja harmoniosa. Já fui marido, sou pai de uma jovem de 14 anos e sei o quanto é importante cuidar e respeitar as mulheres”, relatou o chefe de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Alexandre de Jesus, um dos participantes da programação.
“Acho muito importante esse tipo de iniciativa. Infelizmente, ainda existem muitos homens machistas e que querem impor certas coisas, mas acredito que nós podemos mudar esse quadro. Toda mulher merece respeito”, completou Alexandre.
Para a titular da Combel, Noeme Barbosa, essas ações são de extrema importância para alertar e conscientizar os homens. “É por meio da educação que nós buscamos a erradicação da violência contra a mulher. Essas ações servem pra conscientizar os homens em geral e, dessa forma, eles serão agentes multiplicadores no seu trabalho, em casa e com os amigos”, acredita.
“Muitas vezes, o homem nem se dá conta de que está sendo grosseiro por conta do machismo que é pregado na sociedade. A violência aparece na falta de diálogo, que, muitas vezes, começa dentro de casa e acaba repercutindo na sociedade. Eu, como mulher, fico muito feliz por perceber que existe um órgão que se preocupa e está pronto para nos auxiliar e defender”, disse uma das palestrantes, vice-presidente da Avao, Sandra Maria Silva.
A programação iniciou-se às 8h com um café da manhã e seguiu durante toda a manhã com palestras e dinâmicas realizadas em grupo.