Com objetivo de otimizar o atendimento aos usuários dos estabelecimentos de saúde da capital, 50% das Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da Família (ESF) já estão como sistema de prontuário eletrônico instalado. A Prefeitura de Belém iniciou a adoção do sistema em julho de 2015 e entre as unidades que já usam a plataforma desde o ano passado estão a da Providência e do Sideral e as ESF do Telégrafo, Souza, Águas Negras e Parque Verde.
Com a plataforma digital, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, os prontuários são arquivados eletronicamente e com o número do cartão SUS é possível ter acesso ao histórico do paciente, aumentando a agilidade no atendimento médico e diagnóstico. A informatização também garante acesso rápido aos resultados de exames, verificação da disponibilidade de medicamentos e agendamento de consultas.
A primeira unidade de saúde a receber o prontuário eletrônico foi a do bairro da Providência, há um ano e seis meses, onde já podem ser observados os resultados desta informatização. “Um exemplo é a marcação de consultas, que devido ser informatizada, praticamente zerou as filas”, ressalta o gerente da unidade, Afonso Peres.
Moradora há mais de 30 anos do Conjunto Providência, a diarista Izabel Lopes, 50 anos, só vê vantagens do prontuário eletrônico para os frequentadores da unidade. “Não ficam mais procurando as nossas fichas e tudo é mais rápido”, comemora
No último mês de outubro, o Ministério da Saúde estabeleceu prazo de sessenta dias para que todos os municípios do Brasil implantem prontuários eletrônicos em todas as unidades. Em seguida, orientou secretarias de saúde que venham a encontrar dificuldades na implantação da plataforma, a reportar necessidades e justificativas no site do ministério. “A Secretaria Municipal de Saúde informou ao MS o andamento das instalações e se compromete em finalizar em menor tempo possível”, afirma Gustavo Alves Gomes, diretor do Núcleo de Tecnologia da informação da Sesma.
“Não estamos preocupados apenas com o prazo que o Ministério estipulou. Estamos trabalhando desde o ano passado na implantação dos prontuários para facilitar o atendimento aos usuários e o trabalho dos servidores. Nossa maior preocupação é em oferecer um serviço de qualidade para a população”, completa Gustavo.