Adoção do Prontuário Eletrônico agiliza atendimento nas unidades de saúde

Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Adoção do Prontuário Eletrônico agiliza atendimento nas unidades de saúde
Adoção do Prontuário Eletrônico agiliza atendimento nas unidades de saúde
Adoção do Prontuário Eletrônico agiliza atendimento nas unidades de saúde

Médicos anotam dados de exames e consultas diretamente no sistema

Com objetivo de otimizar o atendimento aos usuários dos estabelecimentos de saúde da capital, 50% das Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da Família (ESF) já estão como sistema de prontuário eletrônico instalado.  A Prefeitura de Belém iniciou a adoção do sistema em julho de 2015 e entre as unidades que já usam a plataforma desde o ano passado estão a da Providência e do Sideral e as ESF do Telégrafo, Souza, Águas Negras e Parque Verde.

Com a plataforma digital, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, os prontuários são arquivados eletronicamente e com o número do cartão SUS é possível ter acesso ao histórico do paciente, aumentando a agilidade no atendimento médico e diagnóstico. A informatização também garante acesso rápido aos resultados de exames, verificação da disponibilidade de medicamentos e agendamento de consultas.

A primeira unidade de saúde a receber o prontuário eletrônico foi a do bairro da Providência, há um ano e seis meses, onde já podem ser observados os resultados desta informatização. “Um exemplo é a marcação de consultas, que devido ser informatizada, praticamente zerou as filas”, ressalta o gerente da unidade, Afonso Peres.

Moradora há mais de 30 anos do Conjunto Providência, a diarista Izabel Lopes, 50 anos, só vê vantagens do prontuário eletrônico para os frequentadores da unidade. “Não ficam mais procurando as nossas fichas e tudo é mais rápido”, comemora

No último mês de outubro, o Ministério da Saúde estabeleceu prazo de sessenta dias para que todos os municípios do Brasil implantem prontuários eletrônicos em todas as unidades. Em seguida, orientou secretarias de saúde que venham a encontrar dificuldades na implantação da plataforma, a reportar necessidades e justificativas no site do ministério. “A Secretaria Municipal de Saúde informou ao MS o andamento das instalações e se compromete em finalizar em menor tempo possível”, afirma Gustavo Alves Gomes, diretor do Núcleo de Tecnologia da informação da Sesma.

“Não estamos preocupados apenas com o prazo que o Ministério estipulou. Estamos trabalhando desde o ano passado na implantação dos prontuários para facilitar o atendimento aos usuários e o trabalho dos servidores. Nossa maior preocupação é em oferecer um serviço de qualidade para a população”, completa Gustavo.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: