Uma vasta programação cultural marcou o primeiro dia do evento que encerra as comemorações pelo aniversário de quatrocentos de Belém. O Natal Belém 400 Anos, um projeto da Flag Entretenimento, com apoio da Prefeitura Municipal de Belém e Sebrae, começou ontem, 17, e segue até este domingo, 18, com muitas atrações, na Praça Amazonas, em frente ao Espaço São José Liberto.
Abrindo a programação de ontem, o grupo Sementes do Choro apresentou um rico repertório com 12 composições de autores como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Adamor do Bandolim. Para o professor Cizinho, do grupo formado por Denis Filho (violão), Fernanda Calandri (voz e surdo), Gabriel Calandrin (flauta), Gabriel Arcanjo (cavaquinho), o evento foi mais uma oportunidade de aprimorar a carreira. “Cada apresentação deles é uma forma de aprendizado, então, esse espetáculo foi mais uma grande experiência para eles”, afirma o professor. O jovem Gabriel Arcanjo, 16 anos, participa do grupo desde a formação dele, há três anos. “É muito interessante para nós nos apresentarmos e termos essa experiência com o público e o palco”, acredita o jovem músico.
Segundo o coordenador da programação, pela Flag Entretenimento, Jailson Bandeira, o evento foi pensado para celebrar o Natal da Belém de 400 anos com música, canto coral, dança e incentivo a economia criativa. “Além da programação cultural, temos também uma feira com 22 expositores comercializando variados produtos, feitos por eles mesmos, como artesanato, roupas e acessórios, além de comidas nos food trucks e food bikes”, explica Jailson.
A trabalhadora autônoma, Erenice Castro, foi prestigiar o evento com a família e amigos. “Gostei muito desse evento porque tem apresentação de música, produtos pra você comprar e várias opções de lugar para comer. Muito bom vir dar uma volta aqui”, afirma.
Na noite de ontem ainda se apresentaram a Banda da Guarda Municipal, com uma versão composta por 25 homens que tocaram músicas natalinas, dobrados e carimbó. Também subiu ao palco, o Gran Coral Metropolitano de Belém, cantando músicas natalinas em diversos ritmos como samba e discoteca, acompanhados de coreografia. O grupo é formado por 40 mulheres e conta com o apoio da Fundação Cutural de Belém (Fumbel). Já o grupo Filhos do Oriente apresentou o espetáculo teatral “O nascimento de Jesus”. Encerrando a noite, Lívia Mendes levou suas músicas autorais e clássicos da MBP ao público.
Cerca de cinco mil pessoas são esperadas nos dois dias de evento. Na noite de hoje, a partir das 18h, haverá apresentação do espetáculo de coreográfico com alunos e alunas da Escola de Dança Clara Pinto, do Coral do Ministério Público do Estado e da banda Feira Equatorial. A entrada é franca.