João Alberto Lima, de nove anos, e a irmã dele, Jhennyfer Lima, de sete, aproveitaram bastante as férias e festas de final de ano, mas nesta quinta-feira, 19, acordaram cedinho e ansiosos pelo primeiro dia de aula. Preparados com mochilas nas costas eles estiveram entre os dos primeiros a chegar à Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, localizada no bairro do Guamá, acompanhados da mãe.
“Poder voltar para a minha escola e contar todas as novidades aos meus amigos e professores me deixa feliz demais”, disse Jhennyfer entusiasmada. Ela e o irmão estão entre os mais de 70 mil estudantes que retornaram às aulas nos 217 espaços educacionais da rede municipal, em Belém.
Para receber a comunidade, diretores e equipes pedagógicas preparam uma vasta programação cultural para promover a integração das famílias com a escola e também a adaptação e socialização dos estudantes.
Na Escola Padre Leandro Pinheiro, o acolhimento ocorreu na quadra poliesportiva e teve a participação do escritor paraense Luiz Peixoto, o Jabutigão, caracterizado como a grande tartaruga personagem famoso que incentiva a leitura entre crianças e adolescentes.
Adriane Macedo, 24 anos, ficou surpresa com a recepção alegre e diferenciada para os alunos e teve certeza de que escolheu o melhor para a educação da filha Kethellen. “Toda mãe se preocupa com o futuro de seu filho e, por isso, busca por algo que vai acrescentar na sua vida estudantil”, destacou.
Kethellen Macedo, 6 anos, veio da Unidade de Educação Infantil Guamá para cursar o 1º ano e gostou da estrutura da nova escola. “Aqui é grande, bonito e também tem ar condicionado nas salas e na biblioteca”, constatou satisfeita. “Recebi boas referências da escola e, por isto, decidi matriculá-la aqui. Tenho certeza de que esta será mais uma unidade que trará grandes ganhos e avanços no âmbito educacional para Kethellen”, avaliou a mãe da menina.
Durante o primeiro dia de aula na rede municipal os estudantes contaram com brincadeiras, dinâmicas, música, contação de histórias e performances teatrais realizadas a partir de projetos interdisciplinares já desenvolvidos nas unidades da rede municipal de ensino.
Segundo o diretor da Escola Padre Leandro Pinheiro, Alcemir Rodrigues, os bons resultados das escolas municipais são fruto do desenvolvimento de projetos que têm despertado o gosto pela leitura e pela escrita entre os alunos do município. “Em 2017 vamos continuar o trabalho através da criação de novos projetos e da intensificação dos que já existem”, assegurou.
O calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação prevê que as aulas nas escolas, Unidades de Educação Infantil, Unidades Pedagógicas e anexos seguirão até o 22 de dezembro, totalizando 202 dias letivos.