Pesquisar

Dia Nacional da Mamografia alerta para a importância do exame

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Dia Nacional da Mamografia alerta para a importância do exame
Dia Nacional da Mamografia alerta para a importância do exame
Dia Nacional da Mamografia alerta para a importância do exame

A faixa etária prioritária para a mamografia é a de mulheres de 50 a 69 anos. Por medo ou desconhecimento, em 2016 apenas 15% do total destas mulheres realizaram o exame.

O Dia Nacional da Mamografia, transcorrido neste domingo, 5, serve para conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame para detectar o câncer de mama o mais cedo possível.

A dona de casa Eliana Castro, de 53 anos, tem grande preocupação com a própria saúde, por isso acha essencial realizar o exame todo ano. “Eu faço o exame uma vez ao ano, apesar de ficar nervosa e com medo do resultado não ser bom. A mamografia é de extrema importância para identificar o câncer de mama. Muitas descobrem quando já está avançado. Por isso venho verificar sempre, para depois não ser tarde demais”, explica Eliana.

Como forma de prevenir a incidência de câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibiliza vários serviços que vão desde a realização de mamografias, exames clínicos das mamas por profissionais de saúde nas Unidades Municipais de Saúde (UMS) e Unidades de Saúde da Família (USF) e trabalhos educativos com equipe multidisciplinar, até a punção aspirativa - método rápido para retirada de células de nódulos através de uma agulha fina -, a cirurgia de nódulo mamário e biópsias na Casa da Mulher.

O Ministério da Saúde recomenda que a faixa etária prioritária para realização dos exames seja a de mulheres de 50 a 69 anos. De acordo com a responsável técnica pela Política de Saúde da Mulher do Município de Belém, Camila Miranda, é necessário que todas as mulheres nesta faixa etária procurem as unidades básicas de saúde para a realização destas mamografias, já que apenas 15% do total destas mulheres realizaram o exame em 2016.

“Essa porcentagem é preocupante, pois quando a lesão aparece pode já estar num estágio avançado. O correto é fazer mamografia todo ano para o diagnóstico precoce, agilizando, assim, o tratamento indicado. Muitas mulheres não realizam o exame por acharem que o fato de já terem feito o exame uma vez na vida e nunca ter sido detectada nenhuma lesão, não precisa mais fazer; e outras não fazem o exame por medo de dor e do incômodo”, diz Camila.

Segundo dados do Departamento de Regulação da Sesma, a Prefeitura de Belém conta com nove prestadores de serviços que realizam o exame de mamografia. De janeiro até novembro de 2016, em dados preliminares, foram feitos 21.371 exames. Na Casa da Mulher são realizados, em média, 30 exames por dia.

Para solicitar o exame de mamografia é necessário que a mulher procure uma unidade de saúde para avaliação.

TAGS:

Relacionadas: