Eles são fundamentais para o serviço de saúde, definem suas atividades como a arte do cuidar, acompanham os pacientes durante todo o processo de recuperação e também atuam na prevenção de doenças. E fazem tudo isso com atenção e amor. Eles são os enfermeiros e os auxiliares e técnicos de enfermagem, que têm os seus dias comemorados este mês: nesta sexta-feira, 12, se festeja o Dia Mundial do Enfermeiro; e no próximo dia 20, o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem.
Na rede municipal de saúde há 594 enfermeiros, distribuídos nas mais diversas especialidades. Entre estes servidores está Cristian Ferreira, 46, enfermeiro há 15 anos, cinco dos quais trabalhando na Unidade Municipal de Saúde do Guamá. Cristian conta que não foi fácil realizar o sonho de ser enfermeiro. As dificuldades começaram ainda durante a faculdade. “Passei no vestibular de primeira, mas por problemas pessoais e financeiros tive que deixar o meu curso para trabalhar. Até que um dia, passando por perto da universidade, resolvi visitar meus antigos colegas de turma e descobri que eu estava prestes a ser jubilado, mas ganhei da coordenadora do curso a chance de retornar, com a condição de nunca poder reprovar nenhuma disciplina”, recordou o enfermeiro.
Desde então, o servidor se dedica a viver sua história de amor com a enfermagem. Antes de prestar o concurso para a Prefeitura de Belém, viajou por muitos interiores do Estado, onde já chegou a fazer um atendimento estando todo machucado. “Sofri o acidente de moto quando estava a caminho da casa do um paciente, de uns 90 anos. Mas em nenhum momento pensei em retornar e não seguir, porque sabia que eu podia aguentar aquela dor, mas talvez aquele senhor não sobrevivesse sem a minha visita”, contou Cristian, que hoje se diz realizado em ser coordenador do programa de tuberculose na UMS do bairro em que nasceu e é morador. Ressalta ainda o valor de poder ajudar seus vizinhos e trabalhar na unidade que muito usou quando precisou.
Dedicação - A dedicação pela profissão também pode ser conferida na Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci. A técnica de enfermagem Bruna Nascimento, 21, diz que é um prazer trabalhar na UPA, onde está há um ano. “Para atuar na área da saúde tem que amar. E vejo que a nossa equipe é humana, respeita e se sensibiliza com o sofrimento do outro. Isso não encontramos em qualquer lugar”, ressaltou. E entre gargalhadas lembrou feliz de um paciente. “Uma vez, teve um paciente que se trancou no banheiro porque não queria ir embora. Dizia que estava sendo muito bem tratado por nós. Esse carinho e ver uma pessoa se recuperar são recompensadores”, declarou.
Em homenagem a estes profissionais, desde a última terça-feira, 9, está sendo realizada a Semana da Enfermagem da UPA de Icoaraci. O supervisor de enfermagem, Diogo Arrais, um dos responsáveis pela organização do evento, fala sobre objetivo da atividade. “A gente busca valorizar os servidores nessa semana, não apenas com capacitações e palestras, mas também atividades de bem-estar, como massagem e sessões de maquiagem”, explica.
As comemorações ainda continuam na rede municipal de saúde. De 15 a 17 de maio ocorrerá a Semana de Enfermagem da UPA do Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac), também com a realização de palestras e sessões de beleza.