Depois de dois meses fechado para reforma, o Museu de Arte de Belém (Mabe), localizado no Palácio Antonio Lemos, reabriu para o público nesta quinta-feira, 11, com a exposição “Imagens de Belém, acervo modernista do Mabe”. São 10 novas obras do período modernista, todas integrantes do acervo da instituição. A programação segue com a abertura da 15ª Semana Nacional de Museus e o lançamento do livro "Vestígios do Sagrado", na próxima terça-feira, 16.
Quem já estava sentindo falta de circular pelas salas de exposição ‘Theodoro Braga’ e ‘Antonieta Santos Feio’, no Mabe, pode voltar a inseri-las na programação cultural. A mostra que retrata o período modernista em Belém, de artistas como Benedicto Mello e Candido Portinari, está de portas abertas e pode receber visitação, inclusive, aos finais de semana. A exposição é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), sob a curadoria da artista plástica Ligia Arias.
A diretora do museu, Dora Lúcia Lourenço comemora o momento e reafirma o objetivo do museu. “O Mabe volta a exercer seu papel, que é de fomentar a cultura, propiciar atividades de cunho cultural e de levar ao conhecimento das pessoas, a arte e sua beleza”, destacou Dora.
Semana de Museus
O Museu de Arte de Belém está com uma vasta programação para a 15ª Semana Nacional de Museus, no período de 16 a 19 de maio. A realização ocorre anualmente e este ano aborda o tema do “dizer o indizível em museus”.
Com a temática, a programação quer despertar, convidar e desafiar os museus de todo o Brasil a desempenhar papel ativo nas abordagens das histórias, enquanto ferramentas para a criação de relações mais próximas entre comunidades e povos. Dora Lúcia afirma que diversas escolas da rede pública já fizeram inscrição para participar das atividades culturais.
Ainda na terça-feira, 16, às 19h, será o lançamento do livro "Vestígios do Sagrado", do escritor Francisco Augusto Lima Paes. A obra é um estudo da produção da artista paraense Antonieta Santos Feio (1897-1980), no qual faz um estudo das obras de arte “Vendedora de Tacacá” (1937), “Vendedora de Cheiro” (1947), “Mendiga” (1951) e “Retrato de Negra” (1951), produzidas por Antonieta.
Confira a programação da Semana de Museus
16/05 - terça-feira: 10h às 18h
Visita Mediada - Visitação monitorada sobre o Modernismo no Pará - Memória para Lembrar.
Lançamento do livro Vestígio do Sagrado: Religião e Arte na pintura de Antonieta Santos Feio, autor Francisco Augusto Lima Paes, 19h.
17/05 - quarta-feira: 10h às 18h
Visita Mediada - Visitação monitorada sobre o Modernismo no Pará - Memória para Lembrar.
Palestra - 16h às 18h Palestra com o tema: A importância do diálogo das memórias não ditas e em silêncio do acervo do Museu de Arte de Belém. Palestrante: Professora Lélia Fernandes
18/05 - quinta-feira: 10h às 18h
Visita Mediada - Visitação mediada sobre o Modernismo no Pará- Memória para Lembrar.
Ação Cultural de Fixação - 14h às 17h: “Lembrar o quê está em silêncio no acervo do MABE”.
19/05 - sexta-feira: 10h às 17h
Visita Mediada - Visitação mediada sobre o Modernismo no Pará- Memória para Lembrar.
Ação Cultural de Fixação- 14h às 17h: “Lembrar o quê está em silêncio no acervo do MABE”.