“Sou a porta-voz da minha comunidade, ouço as demandas e busco soluções. Há anos moro no bairro da Campina (em Icoaraci) e reconheço as necessidades, uma delas é a escola de tempo integral para as famílias que residem ali", disse a aposentada Lindomara Andrade, 63 anos, durante a audiência pública que abriu as discussões sobre o Plano Plurianual, o PPA-2018-2021, desenvolvido pela Prefeitura de Belém e que agora dá espaço para contribuições da população. Nesta primeira audiência, realizada no distrito de Outeiro, na manhã desta segunda-feira, 05, centenas de cidadãos dos distritos de Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e região das ilhas, fizeram questão de conhecer a proposta municipal e sugerir acréscimos em benefício de suas comunidades.
A audiência ocorreu nas dependências da Fundação Escola Bosque (Funbosque), com o objetivo de aproximar a população do processo de planejamento governamental para os próximos quatro anos.
A titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Nazaré Costa, explica que a audiência pública presencial é uma forma de discutir diretamente com a comunidade as prioridades de investimentos. “Desta forma eles trazem suas demandas para dentro da discussão do planejamento do PPA que é para quatro anos”, reforçou a secretária.
A apresentação da metodologia do Plano Plurianual contou com a presença do pregefeito Zenaldo Coutinho e do secretário municipal de Finanças, José Batista Capeloni, que apresentou um diagnóstico da situação econômica do município para os presentes.
“É importantíssimo contar com a presença das lideranças comunitárias das diferentes ilhas e distritos para que a gente possa estabelecer as diretrizes para os próximos anos. O Plano Plurianual tem o foco de elaborar, a partir da discussão com as comunidades e bairros, o seu projeto e remeter posteriormente à Câmara Municipal”, esclareceu o prefeito.
Ainda de acordo com Zenaldo Coutinho, a audiência pública serve para ouvir e definir as prioridades da comunidade. “Este é também um momento pra que a gente tome conhecimento da realidade administrativa e financeira do município. Nós todos alimentamos sonhos e queremos fazer mais e melhor, mas temos como limitador aquilo que é a receita orçamentária, ou seja, a capacidade financeira do município de implementar as ações necessárias ou que desejamos que aconteça, por isso muito importante que a comunidade compartilhe suas necessidades para que a gente compatibilize com aquilo que é real dentro da capacidade financeira do município”, ponderou.
As discussões nas audiências são organizadas em quatro grupos de trabalho: saúde e educação; esporte e lazer; mobilidade urbana, saneamento e meio ambiente; e desenvolvimento econômico e emprego e renda. Cada participante opta por uma área de interesse para discutir propostas e sugestões com os moderadores, que são técnicos da prefeitura treinados para a atividade.
Seu Reginaldo Monteiro Ferreira, 64 anos, também aproveitou a oportunidade para propor idéias na área de esporte. Morador de Icoaraci, ele desenvolve práticas esportivas para tirar crianças da ociosidade. “A gente costuma fazer ações com as crianças em Icoaraci pra manter elas ocupadas, e longe da criminalidade. E agora está sendo a oportunidade de debater isso para ver se encaixa como plano de governo”, sugeriu o aposentado.
No próximo dia 9 de junho haverá outra audiência pública, desta vez na área central de Belém, no Centro Cultural de Belém – Centur. A secretária Nazaré Costa ressaltou a importância da participação popular. “A sociedade precisa se empoderar do plano, participar da elaboração, do monitoramento, pois só assim vamos mudar a realidade. O poder público não é capaz de resolver tudo sozinho, portanto, a população precisa zelar, fiscalizar, e participar para nos ajudar”, concluiu Nazaré.
Uma plenária encerrou a audiência com a apresentação do o que foi discutido em todos os grupos. O PPA 2018/2021 também está à disposição da população para contribuições no site da prefeitura, no endereço www.belem.pa.gov.br/ppa2018, desde o dia 23 de maio e ficará disponível até o dia 10 de junho.